Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Coordenadora do TCEMG faz palestras em encontro de escolas de governo

10/11/2023

(Foto: Daniele Fernandes / TCEMG)

A professora Luciana Raso Sardinha, coordenadora do curso de pós-graduação da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do TCEMG, palestrou nesta manhã (10/11/23) no encontro promovido pela Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais (REAP-MG). O encontro ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro, na sede da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) com o objetivo de "estabelecer conexões estratégicas para fortalecer a colaboração interinstitucional e aprimorar a eficiência e eficácia das Escolas de Governo no cenário atual e futuro".

A professora, que já havia se apresentado ontem na abertura do encontro, ocasião em que falou do processo de construção da Escola de Contas, discorreu, nesta manhã, sobre as ações da Escola do Tribunal de Contas em busca de maior estreitamento com a sociedade. No rol de ações desenvolvidas pelo Tribunal com o intuito de se aproximar de seu público alvo, Sardinha citou, em primeiro lugar, o Encontro Técnico, trabalho itinerante, em que a Cortes de Contas desmistifica a ideia que, segundo ela, comumente se tem de um tribunal punitivo, adotando uma conduta muito mais pedagógica, orientativa. Essa ação já atingiu quase a totalidade das regiões do Estado de Minas, segundo a professora.

Luciana falou dos dois cursos de pós-graduação ofertados pela Escola, o presencial e a distância (EaD), que se constituem em instrumento de aproximação com a sociedade, disseminando o conhecimento e o pensamento científico por toda Minas Gerais. Também falou do Projeto Conhecer, que abre as portas do Tribunal de Contas a estudantes de escolas públicas, esclarecendo-lhes sobre suas atribuições e competências, tendo destacado o Jogo de Tributos que, com criatividade e descontração, ensina os alunos sobre como tributar e desenvolver os seus municípios.

Também foi ressaltado pela palestrante o trabalho itinerante da Ouvidoria do TCEMG, que visa ao levantamento de reclamações, de queixas do jurisdicionado acerca da instituição, estimulando o controle social; o Projeto Na Ponta do Lápis, que tem o objetivo de identificar os gaps (lacunas no processo) nas escolas públicas mineiras; o Tecendo Ações Solidárias, de grande alcance social, em que o TCEMG contempla instituições que prestam assistência a famílias carentes com doações de mantimentos e agasalhos; e concluiu fazendo menção a um outro projeto,  em parceria com os Correios, que constitui no atendimento, por parte dos servidores do TCEMG,  a centenas de cartas de crianças carentes, que aguardam o seu presente de Natal.

Também compartilharam, nesta manhã, suas iniciativas para a formação da cidadania a palestrante Carina Bertolini, que trouxe a experiência da Escola do Tribunal Regional Eleitoral  de Minas Gerais (TRE-MG), Bruna Marinho Valle Roriz, da Escola do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Thiago de Paula, da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Denise de Paula – Coordenadoria de Jornalismo e Redação

 

 

Luciana Raso palestra em evento REAP