Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Curso de Gestão de Contratos Administrativos entra no 4º Módulo, com o tema 'Dispensa e Inexigibilidade'

05/08/2025

Palestra foi realizada na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo - Fotos: Hernando Garcia/TCEMG
Qual o melhor caminho para gestão e fiscalização de contratos administrativos? Responder a esse desafio, além de abordar procedimentos, responsabilidades e boas práticas é justamente a proposta do curso de "Gestão de Contratos Administrativos no TCEMG", que chegou ao seu 4º Módulo nesta terça-feira (5/8). Desta vez, o foco foi "Dispensa e Inexigibilidade", em palestra conduzida por Mariana Bueno Resende, assessora do conselheiro em exercício Licurgo Mourão.
 
A temática vem na sequência das abordagens feitas anteriormente sobre Introdução à Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021); Planejamento da Contratação; e Termo de Referência.
 
"O objetivo do módulo é munir os gestores e servidores dos conhecimentos necessários para atuar em consonância com a legislação e as decisões dos tribunais, a partir da exposição pormenorizada do procedimento, dos requisitos necessários, das discussões doutrinárias e divergências jurisprudenciais, bem como das dificuldades práticas já verificadas", explicou Mariana. O propósito final, segundo a palestrante, "é alcançar, por meio do conhecimento especializado, a eficiência nas contratações celebradas pelo Tribunal", completou.
Programa de capacitação
 
O próximo módulo do curso está previsto para 19/8, com o tema "Registro de Preços". Além desse, outros quatro momentos estão previstos, passando por Instrumento Contratual e Formalização; Alterações Contratuais; Sanções Administrativas e Rescisão Contratual; e Encerramento do Contrato e Responsabilidades Pós-Vigência.
 
"O programa foi estruturado de forma lógica e didática, perpassando as fases que devem ser seguidas para se chegar à celebração de um contrato", afirmou Mariana. Sua relevância está, sobretudo, "na atualização dos servidores em uma temática que gera diversas dificuldades práticas e que possui inovações legislativas e jurisprudências constantes", ponderou.
 
A partir da estrutura proposta, reforçou a palestrante, "o servidor verifica a exigência – a partir do objeto, do valor, e outras características – da realização de processo licitatório ou a possibilidade de contratação direta, por dispensa ou inexigibilidade", finalizou.