Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Daniel Guimarães será procurador-geral do Ministério Público junto ao TCEMG por mais dois anos

01/06/2016

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Daniel de Carvalho Guimarães, acompanhando as decisões do TCEMG na sessão do Tribunal Pleno do dia 2/3/2016 (Foto: Karina Camargos Coutinho)O atual procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC), Daniel de Carvalho Guimarães, foi reconduzido para mais dois anos à frente do MP de Contas. O ato assinado pelo governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, foi publicado no jornal Minas Gerais de hoje (1/6/2016). Na 16ª sessão ordinária do Tribunal Pleno de hoje (1/6/2016), a subprocuradora-geral do MPC, Elke Andrade, parabenizou o colega pela recondução destacando seu trabalho. Os conselheiros também o cumprimentaram.

Daniel de Carvalho Guimarães foi empossado como procurador-Geral do MPC no dia 3 de junho de 2014 pelo governador do Estado à época, Alberto Pinto Coelho. Ele substituía o antecessor, Glaydson Santo Soprani Massaria, que ocupou o cargo, por quatro anos, tempo máximo fixado pelo Constituição Federal de 1988. A posse aconteceu no Palácio Tiradentes, sede da governadoria do Estado de Minas Gerais, localizado na Cidade Administrativa presidente Tancredo Neves.

O procurador-geral do Ministério Publico junto ao Tribunal de Contas (MPC), Daniel de Carvalho Guimarães, em seu gabinete (Foto: Karina Camargos Coutinho)Sobre o procurador-geral
Nascido em Belo Horizonte, Daniel de Carvalho Guimarães é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-Minas), curso em que deu aula, posteriormente, sobre o tema módulo PIS/COFINS.

Foi procurador da Fazenda Nacional por quatro anos, em Belo Horizonte, atuando na cobrança da Dívida Ativa da União, no período de 2003 a 2007. Em 2007, foi aprovado em quarto lugar no XI Concurso do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e exerceu o cargo de juiz federal substituto, na capital capixaba, atuando nas áreas cível, criminal e área de execução fiscal, no período de 2008 a 2012.

Em 2012, retorna à sua cidade de origem para ocupar a cadeira de procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCEMG, em Minas Gerais.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação