Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Debates reúnem especialistas dos Tribunais de Contas para falar sobre análise das concessões

02/10/2024

Painel 4 -  técnicos dos Tribunais de Contas de Minas Gerais e Distrito Federal  (foto: Daniele Fernandes)

Na tarde desta quarta-feira, 02 de outubro, as atividades do 6º Encontro Técnico de Fiscalização de Concessões e PPPs pelos tribunais de contas foram restritas aos servidores dos TCs. O primeiro painel da tarde, que foi o de número quatro do dia, mediado pelo auditor de controle externo do TCDF, Marcelo Bálbio Moraes e contou com a participação das equipes dos Tribunais de Contas de Minas Gerais e Distrito Federal.

A coordenadora de Fiscalização de Concessões e Privatizações do TCEMG, Mayara de Oliveira e a analista de controle externo, também do TCEMG, Luciana de Almeida Assis, falaram sobre a os problemas e desvantagens da utilização do critério de julgamento que avalia melhor técnica empregada nas licitações para concessão de saneamento. Elas exemplificaram alguns destes problemas apontando o engessamento, os riscos dos projetos que passam para o concedente; a dificuldade de avaliar objetivamente as propostas, além dos riscos de reequilíbrio de adequação técnica. Mayara reforçou a importância da troca de experiências fundamental para identificar desafios e propor soluções inovadoras, assegurando a melhor aplicação dos recursos públicos.

A equipe de auditores do Tribunal de Contas do Distrito Federal trouxe para o debate uma análise de concessão para a construção e manutenção de uma rodovia com 45 km de percurso, conhecida como a Avenida das Cidades, no Distrito Federal; e a importância da avaliação de sistemas de mensuração de desempenho em concessões e o uso da simulação de Monte Carlo, método matemático usado para estimar a probabilidade de eventos incertos acontecerem. Os auditores do Distrito Federal Silvia Lima Damasceno; Poliana Espindula Batista de Oliveira; Renan Dias da Silva e Fernando Bezerra Galvão Morquecho se revezaram na apresentação dos casos.

Após o intervalo, o debate foi mediado pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Sérgio Rezende Daléscio e contou com a participação dos auditores de controle externo do Pernambuco, Felipe Monteiro de Carvalho e Daniel do Vale Dantas, do Tribunal de Contas do Ceará. Eles discutiram sobre a etapa de planejamento da concessão dos parques urbanos no município do Recife e o estudo de Caso: PPP para implantação, operação e manutenção de usina fotovoltáica no município de Maracanaú, no Ceará, respectivamente.

O último painel da tarde, trouxe uma equipe formada por agentes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e mediado pelo auditor de controle externo de Santa Catarina, Rogério Loch. A equipe paulista debateu sobre os desequilíbrios contratuais e a opção de reequilibrar com prorrogação de prazo; e sobre a importância do acompanhamento anual da concessão: o plano de negócios, níveis de serviço e a saúde financeira das concessionárias. Participaram dessa discursão, Alexandre Marcos Otoni, Fernando Marques Vasconcelos Garcia; Ney Faria Argolo Junior e Renata Coelho Netto.

Veja as fotos deste dia de evento.

6 Encontro Técnico Sobre Fiscalização de Concessões e PPPs Pelos Tribunais de Contas  (3° Dia)