Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Desembargador Elpídio Donizetti abre curso de aperfeiçoamento em Direito Processual

09/04/2014

Foto: Karina Camargos CoutinhoTeve início hoje, (9/4), o curso de aperfeiçoamento em Direito Processual aplicado aos Tribunais de Contas, realizado pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, no auditório Vivaldi Moreira. O Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Elpídio Donizetti falou aos participantes na abertura do curso.


“Todo advogado, hoje, parte de princípios. Tudo está impregnado em princípios”. Com essas palavras, o Desembargador, Mestre em Direito Processual Civil começou a sua palestra explicando que a principiologia vigora atualmente no Direito, diferente da teoria kelseniana que preconizava a Teoria Pura do Direito. “Eu só posso aplicar uma lei, se ela passar por essa peneira da principiologia. O processo, qualquer que seja ele, é regulado por estas espécies normativas”. O jurista explicou sobre a relação entre normas e leis do Direito. “Até pouco tempo, a fonte primária do Direito era a lei, hoje não é mais”.

Na parte da tarde, a Assessora Técnica do Projeto Otimizar do TCEMG, Heloisa Helena Nascimento Rocha fez palestra sobre o tema Prescrição e Decadência no âmbito dos Tribunais de Contas.

Foto: Karina Camargos CoutinhoNo encerramento do seminário, o Corregedor do Tribunal de Contas, Conselheiro Cláudio Couto Terrão fez palestra sobre o tema Interface entre o Processo Administrativo e o Processo Civil nos Tribunais de Contas.

O curso se estendeu até o dia 11 de abril e abordou temas como Contagem de prazos no âmbito do Tribunal de Contas, Interface entre o Processo Administrativo e o Processo Civil nos Tribunais de Contas, Teoria Geral da Prescrição e da Decadência e Teoria Geral dos Recursos pelos palestrantes Rosa Maria Carvalho Pinho Tavares (Coordenadora da Coordenadoria de Débito e Multa (CDM) do TCEMG), Cláudio Couto Terrão (Conselheiro Corregedor do TCEMG), Marinella Machado Araújo (Doutora em Direito Administrativo pela UFMG) e Carlos Henrique Soares (Doutor e Mestre em Direito Processual Civil), respectivamente.

Clique aqui e confira a programação

Sobre os cursos de aperfeiçoamento
Os cursos de aperfeiçoamentos serão promovidos em nove disciplinas, que serão realizadas quase sempre de quarta a sexta-feira, no período diurno, com previsão de 20 horas cada. Segundo a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, estas disciplinas atendem às demandas das áreas meio e fim do Tribunal.

Karina Camargos Coutinho / Assessoria de Jornalismo e Redação