Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Diretor da Escola do TCEMG retorna à escola de infância para alinhar parceria em projeto de cidadania

24/06/2025

Equipe da Escola de Contas visita à instituição de ensino - foto: Arquivo Pessoal
Na última segunda-feira (23/6), a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), participou de uma reunião com a Escola Municipal Pedro Aleixo, iniciativa que envolveu, não apenas novos propósitos para a educação e formação para a cidadania, mas memória afetiva e retribuição pelas conquistas obtidas ao longo de uma vida. Afinal, seu ex-aluno e atual diretor da Escola de Contas, Rodrigo Marzano, resolveu escolher sua escola de infância que leva, coincidentemente, o mesmo nome da Escola de Contas do TCEMG, para ser a primeira unidade a receber o projeto "TECendo Saberes: educação que transforma".
 
Esse programa faz parte do Plano Estratégico do TCEMG, que tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre gestão pública, transparência e participação social. Entre as possibilidades discutidas, estão a participação na Feira de Ciência, Cultura e Tecnologia da Escola Municipal; a realização conjunta do documentário dos 50 anos da Escola Municipal Pedro Aleixo; a participação em oficinas do Programa Escola Integral, bem como a realização de visitas dos alunos e alunas ao Tribunal de Contas, no âmbito do Projeto Conhecer. A Escola Municipal Professor Pedro Aleixo contará também com atividades direcionadas para estudantes, professores, professoras e toda a comunidade escolar. 
 
Acompanhado pelo coordenador do Núcleo Pedagógico, Paulo Araújo, e pela servidora Luciene Araújo, Marzano buscou estreitar laços e discutir a inclusão da unidade escolar no projeto "TECendo Saberes", iniciativa do TCEMG, que promove educação cidadã e controle social. 
 
Ao percorrer os corredores e salas de aula que frequentou por oito anos, o diretor compartilhou saudosas lembranças com a equipe gestora da escola. "Voltar aqui é reviver minha trajetória. Minha paixão pelo ensino surgiu após participar de uma feira de cultura nesta mesma escola, onde decidi me tornar professor", relembrou Marzano, visivelmente emocionado. 
 
O diretor destacou, ainda, uma coincidência significativa: "É marcante que hoje eu dirija a Escola de Contas que leva o nome de Pedro Aleixo, assim como minha antiga escola. Isso demonstra como os caminhos da vida se entrelaçam de forma especial."
 
A iniciativa representa um marco na aproximação entre o Tribunal de Contas e a educação básica, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes sobre seus direitos e deveres em relação ao controle social. O projeto simboliza um investimento estratégico na formação de uma nova geração de pessoas mais engajadas com as questões públicas. Ao levar os conceitos de transparência e controle social para o ambiente escolar, o TCEMG amplia seu papel educativo e social. 
 
O termo de cooperação deverá ser assinado nos próximos meses, dando início oficial às atividades conjuntas que prometem unir passado, presente e futuro em uma iniciativa inovadora para fortalecer a educação cidadã em Minas Gerais. "Esta ação demonstra como as instituições públicas podem trabalhar de forma integrada, aproveitando as experiências pessoais e profissionais de seus gestores para criar pontes significativas com a comunidade e promover transformações sociais duradouras", concluiu Rodrigo Marzano.
 

AM