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Diretora da Escola de Contas faz convite à reflexão em evento sobre educação

26/05/2021

“Dizem que um bom educador é um bom perguntador. E eu tenho começado as minhas contribuições em eventos nos quais participo, compartilhando minhas inquietações”. E foi assim, convidando os participantes a refletirem sobre o papel que exercem na educação do país, que a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, iniciou a fala no 27º Fórum Estadual, realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Minas Gerais. O tema deste ano é “Qualidade e gestão da educação em tempos de pandemia”.

A diretora da Escola do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) foi uma das participantes do painel que debateu sobre o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Principal instrumento de financiamento da educação no país, o novo modelo trouxe mudanças para a melhoria da qualidade no ensino.

Transformado em fundo permanente de apoio ao desenvolvimento da educação brasileira pela Emenda Constitucional n° 108/2020, o novo Fundeb foi regulamentado com a sanção da Lei n° 14.113/2020. Uma das maiores modificações é o aumento previsto na complementação da União, que passou de 10% para até 23%.

Outra alteração importante feita no novo modelo é o aumento de pelo menos 10% dos valores investidos no pagamento de profissionais da Educação Básica. No antigo fundo, o percentual era de 60% e incluía somente profissionais do magistério.

O sancionamento do novo fundo pretende garantir uma melhoria na educação oferecida à toda a população. Porém, vários desafios são encontrados nesse trajeto. Naila Mourthé apresentou o resultado de uma pesquisa realizada em 2019 sobre a situação dos Conselheiros Municipais de Educação no Estado de Minas Gerais. “Alguns dados são realmente estarrecedores”, se espantou. A diretora contou que “apenas 692 dos 853 municípios estão em atividade. Sendo que desses 633 não possui dotação orçamentária e 603 não dispõe de equipe administrativa. Quase a totalidade dos conselhos não disponibiliza o número de telefone no ambiente digital, não informar o endereço na internet, não informa as ações desenvolvidas e os resultados alcançados e apenas 6% disponibilizam a prestação de contas.” Entre as principais dificuldades apresentadas estão a ausência de articulação com a comunidade escolar, insegurança no exercício das atividades, falta de oferta de capacitações e deficiência múltiplas estruturais e orçamentárias.

Diante a tantos entraves, a diretora da Escola de Contas se questiona se é possível construir uma educação de qualidade no Estado; qual é a importância do novo Fundeb para a construção dessa educação de qualidade; e qual é realmente a importância de um trabalho em rede?

Naila lembrou que desde 2017, o TCEMG destina atenção especial à área da educação, com a inauguração do Na Ponta do Lápis. Buscando formas de contribuir para o avanço da educação oferecida aos mineiros, o programa foi estruturado em 3 grandes vertentes para o acompanhamento dos recursos da educação em nosso Estado: a vertente destinada a Formação, à Fiscalização, e à Gestão. Para execução da administração, foi lançado o aplicativo que leve o mesmo nome do programa. Ele é uma ferramenta para diagnosticar as oportunidades de melhoramento da infraestrutura das Escolas e chamar toda a população para opinar sobre as instituições de ensino, já que pode ser utilizado por toda comunidade escolar.

Essa não é a única tentativa de contato com a sociedade feito pela Escola de Contas. No último dia 29 de março, a presidência da TCE enviou ao executivo de todos os municípios mineiros o Ofício Circular nº 5.170. O documento contém as seguintes orientações: assegurar a instituição dos Conselhos de Educação e também as condições necessárias para seu bom funcionamento; a importância do uso e difusão do aplicativo “Na Ponta do Lápis”; a devida atualização no Sistema de Gestão de Identidade (SGI) com os dados dos Secretários Municipais de Educação, diretores escolares e diretores Regionais para o monitoramento das demandas do app NPL. “Infelizmente, para nossa surpresa, até o momento apenas 20 secretários de educação constam com cadastro atualizado para a gestão atual”, desabafou Naila.

A educadora ressaltou que o cadastro é “uma medida importante, pois ao longo dos últimos anos, o Tribunal de Contas buscou incansavelmente fortalecer os vínculos junto aos gestores, educadores, representantes de conselhos de políticas públicas, promovendo atividades de capacitação, compartilhando informativos importantes, atuando de forma pedagógica em favor de uma gestão competente e comprometida nos municípios”.

Reafirmando o convite ao pensar, Naila Mourthé concluiu a reflexão sobre a união em prol da educação de qualidade. “Será que conseguiremos avançar nessas parcerias para aproveitarmos ainda mais os avanços que são desenhados pelo Novo Fundeb?”, finalizou.

Entregue em mãos

Durante a apresentação, Naila convidou os integrantes a participarem do Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação. O evento é uma das ações realizadas anualmente pelo TCE, em estímulo a um controle social mais eficiente. Marcado para o dia 10 de setembro, a 4ª edição contará com contribuição de especialistas e também vai apresentar um pouco dos desdobramentos do trabalho de uma pesquisa instituída dentro do TCE acerca do controle social do Fundeb.

O projeto de pesquisa tem como tema “O fortalecimento das redes de controle na educação: contribuições dos pareceres emitidos pelos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb para o aprimoramento do controle externo”. O grupo está analisando todos os 853 pareceres expedidos pelos conselhos do Fundeb em Minas Gerais no ano de 2019 para compreender e formular propostas de atuação para o Tribunal de Contas, focando a realidade trazida pelo novo modelo de financiamento.

Outra atividade de capacitação organizado pelo TCE mineiro é o Encontro Técnico, que há mais de 10 anos leva orientações e executa o papel pedagógico do Tribunal em várias cidades do Estado. Este ano o Encontro vai acontecer de forma virtual, a partir de julho. Serão 7 encontros com temáticas variadas. A apresentação do dia 06 de agosto será exclusivo sobre a fiscalização realizada pelo tribunal na área da Educação. “Será uma oportunidade ímpar para esclarecer dúvidas diversas que surgiram durante esse primeiro semestre de atuação com o novo fundo”, contou Naila.

Na oportunidade, Mourthé ressaltou que na última segunda-feira, 24 de maio, o Tribunal de Contas de Minas Gerais encaminhou para os endereços eletrônicos dos prefeitos e controladores internos uma requisição de informações. O objetivo é verificar as ações dos municípios no enfrentamento da Pandemia e seu impacto na área de educação. “Trata-se de um questionário eletrônico que deve ser respondido em 15 dias corridos a contar do recebimento. Alerto que não se trata de uma pesquisa, mas uma atividade de fiscalização, portanto o preenchimento atento é da mais alta relevância”. A diretoria ainda lembrou que além do e-mail enviado, também é possível acessar o questionário no portal do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (SICOM).

Juntos da diretora da Escola de Contas, também participaram do debate o coordenador de Operacionalização Fundeb/FNDE, Leomir Ferreira; o presidente da Undime Nordeste, Alessio Costa Lima; a consultora da Confederação Nacional dos Municípios, Mariza Abreu; e o superintendente de Finanças da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, Silas Fagundes; mediados pelo ex-dirigente municipal de Educação de Riacho dos Machados, José Fernandes dos Santos.

Evento debate assuntos atuais e importantes para educação

O evento acontece entre os dias 25 e 27 de maio de forma online, transmitido pelo YouTube, como medida de prevenção à covid-19.

Ontem, 25 de maio, o Fórum contou com debates sobre as iniciativas da Busca Ativa Escolar, Volta ao Novo, Olimpíada de Língua Portuguesa, Programa de Inovação Educação Conectada, Conviva Educação e Programa Aprender Valor.

Hoje, além da mesa-redonda sobre o Novo Fundeb, os palestrantes também discutiram temas como a manutenção dos protocolos de retorno às aulas presenciais, avaliação diagnóstica, ensino híbrido, entre outros. O debate sobre esses assuntos se estendem até o dia seguinte.

A eleição e posse da nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, do Conselho Nacional de Representantes e dos Delegados para a gestão 2021-2023 marca o encerramento da conferência, amanhã.

Outras informações sobre o evento podem ser lidas no site da instituição.

Há mais de 30 anos, grupo levanta temática para melhoria do ensino

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos e está presente em 5.570 municípios brasileiros, sempre buscando difundir a temática da educação pública. Fundada em 1986, o objetivo do grupo é buscar e repassar informação e formação a todas as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação