Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Diretoria de Gestão de Pessoas apresenta experiência do projeto Home Office após um ano de implantação

26/09/2018

 
A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) apresentou, na tarde do dia 26/09, a todos os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) a experiência, após um ano de implantação do projeto Home Office, e como ele vem sendo desenvolvido na Corte mineira. A prática já envolve 27 servidores, que trabalham em suas próprias casas, e surgiu de uma solicitação do presidente do TCE, Cláudio Terrão, à DGP, para que essa desenvolvesse estudos de viabilidade dos trabalhos nesse formato.
 
“Nós procedemos estudos da normatização do Home Office especificamente nos órgãos públicos, realizando algumas visitas como no Ministério da Justiça, Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Federal, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCERS), entre outros, e procuramos desenvolver um projeto assimilando o que tinha de melhor em cada um, aprendendo com as dificuldades e erros que eles tiveram, para poder modelar o nosso processo”, explicou a diretora da DGP, Joelma Conceição Zeferino. Ela acrescentou que foi criado um Comitê Gestor multidisciplinar para acompanhar toda a implementação do trabalho, um grupo formado por representantes da Presidência, Vice-presidência, Superintendências, Diretoria de Gestão de Pessoas, Assessoria de Planejamento e Departamento de Tecnologia e Informação.
 
O conselheiro Gilberto Diniz lembrou que não basta haver apenas quantidade, mas que se ganhe com a qualidade dos trabalhos apresentados e o presidente Terrão completou que esse foi um grande mérito do Comitê por ter percebido essa necessidade fazendo com que o projeto continue dando certo.
 
Para a oficial de Controle Externo Mirtes Conrado o sucesso do trabalho se deve, sobretudo, ao acompanhamento e controle que foi feito por meio do comitê. “Muitos tribunais relataram experiências em que a prática não funcionou, então nós percebemos que foi por não ter havido um controle, o que conseguimos a partir da criação do comitê gestor”, destacou.
 
O projeto Home Office do Tribunal de Contas de Minas Gerais foi selecionado como Boa Prática e apresentado no evento Encontro Nacional de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em Manaus, nos dias 16 e 17 de agosto deste ano.
 
Além do presidente Cláudio Terrão e do conselheiro Gilberto Diniz, os conselheiros Mauri Torres, José Alves Viana, Wanderley Ávila, Sebastião Helvecio e Durval Ângelo também participaram da reunião. Também estavam presentes as servidoras Mirtes Conrado, Rogéria Rodrigues Matos, Roberta Raso, Cristiana Siqueira e Sandra Rodrigues Valle.
 
Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação