Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Dirigente de ONG deve devolver R$ 35 mil ao Estado

26/05/2015

Foto: Karina Camargos CoutinhoA Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) julgou irregular, na sessão desta terça-feira, 26 de maio, as contas examinadas pela Tomada de Contas Especial (processo 912.229), relativa aos recursos repassados por um convênio da Secretaria de Estado de Governo (Segov) ao Clube da Melhor Idade do Município de Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Corte de Contas determinou à então dirigente da entidade, Izabela Consuelo Moreira Maciel, a devolução ao Estado de R$ 35 mil por não comprovar a aplicação dos recursos públicos na execução dos serviços sociais.
 
O Conselheiro Substituto Hamilton Coelho foi o relator da Tomada de Contas Especial. Em sua proposta de voto, acolhida por todo o colegiado da Primeira Câmara, ele ressaltou que a prestação de contas é um dever constante no artigo 70, parágrafo único, da Constituição da República. “Assim, compete ao gestor prestar contas da integralidade das verbas estatais repassadas, cabendo-lhe o ônus da prova quanto à regular aplicação desses recursos, o que não ocorreu no presente caso”, concluiu.
 
O dinheiro foi creditado ao Clube da Melhor Idade após a assinatura, em dezembro de 2011, do Convênio 475/2011/Segov/Padem, para ser usado na compra de cadeiras de roda e de banho; máquinas para padaria, lavanderia e costura; equipamentos de cozinha industrial; eletrodomésticos; e equipamentos eletrônicos e de informática. Entretanto, na ausência da prestação de contas dos recursos, a Segov instaurou, em outubro de 2013, a Tomada de Contas Especial. A Comissão da Secretaria de Estado que analisou esse processo concluiu que a entidade beneficiária não aplicou regularmente o recurso recebido. 
 
A 14ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara do TCEMG apreciou outras cinco tomadas de contas especiais instauradas por Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Secretaria de Estado da Fazenda, e Prefeitura Municipal de Volta Grande. Ao todo foram levados aos conselheiros 101 processos das mais variadas naturezas. A reunião foi presidida pela Conselheira Adriene Andrade. Também participaram, além do Conselheiro Substituto Hamilton Coelho, os conselheiros Mauri Torres e José Viana. Representou o Ministério Público junto ao TCEMG, a Procuradora Sara Meinberg. Alunos do curso de Direito da Faculdade Newton Paiva acompanharam a sessão.