Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Educação é assunto de painéis temáticos no Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

25/09/2015

Foto: RamonFlauzino (escola_22) - Alguns direitos reservadosAs políticas públicas na área da educação serão analisadas nos dois painéis temáticos que fazem parte do I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, programado para os dias 6, 7 e 8 de outubro, em Belo Horizonte, no Minascentro. As inscrições já estão abertas e o evento está sendo organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas de apoio aos tribunais de contas do Brasil.

O financiamento e o planejamento da política pública na área da educação serão discutidos no primeiro painel, marcado para as 10 horas do dia 7 de outubro, uma quarta-feira. Quatro debatedores já confirmaram presença, dois deles procedentes da península ibérica: o espanhol Antonio Arias Rodríguez e o português Eduardo Vera-Cruz Pinto. O espanhol é advogado e ligado à fiscalização do dinheiro público, pois possui o cargo de síndico da Sindicatura de Cuentas do Principado de Asturias. O luso é advogado e professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Dois brasileiros completam o grupo de debatedores: Edilberto Carlos Pontes Lima, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, e Rosiléa Maria Roldi Wille, representante do Ministério da Educação.

O controle das políticas públicas na área da educação é o tema do segundo painel, marcado para as 10 horas do dia 8 de outubro, último dia do evento. Estão escalados quatro debatedores, todos ligados ao sistema Tribunal de Contas: Élida Graziane Pinto, procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo; Fernando Rodrigues Catão, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba; Ismar Barbosa Cruz, secretário de controle externo da educação, da cultura e do desporto do Tribunal de Contas da União; e Hélio Parente de Vasconcelos Filho, Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará.

O congresso será aberto no dia 6 com uma palestra que será muito concorrida, a ser ministrada pelo economista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Daron Acemoglu, conhecido pelo livro Por que as Nações Fracassam. As inscrições podem ser feitas através do hotsite do congresso, no endereço libano.tce.mg.gov.br/eeventos/congressoirb e terão valores diferenciados para estudantes e profissionais. A programação completa e outras informações também estão disponíveis no hotsite.