Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Elke Andrade é a nova procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas

04/06/2018

Foto: Luiz Gustavo Ribeiro
Belo-horizontina como seu antecessor no cargo, Daniel Guimarães, Elke Andrade Soares de Moura tomou posse hoje (4/6/2018) como a nova procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG). A cerimônia ocorreu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) na presença do secretário de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), Marco Antônio de Rezende Teixeira.
 
O procurador-geral é o chefe do Ministério Público de Contas. É responsável pela gestão administrativa e pela representação judicial e extrajudicial do órgão. É escolhido, nomeado e empossado pelo governador do Estado, dentre os indicados em lista tríplice elaborada e composta pelos integrantes da carreira. O mandato é de dois anos, permitida uma recondução, nos termos do § 5º do art. 77 da Constituição Estadual.
 
Elke Andrade entrou no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) em 1992 por meio de concurso público. Durante quase 20 anos de trabalhos prestados à instituição ocupou os cargos de coordenadora, diretora e chefe de gabinete. Em dezembro de 2011, ingressou no Ministério Público de Contas após ser aprovada em concurso público. 
 
É formada em Direito e pós-graduada em Controle Externo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). 
 
Em dezembro de 2003, tornou-se mestre em Direito. Seu título foi conferido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) após defender a dissertação intitulada “Os tribunais de contas e o controle de constitucionalidade das leis – elementos para a compreensão da relevância do controle difuso de constitucionalidade no Estado democrático de Direito”. Em março de 2008, concluiu seu doutorado, também pela UFMG, após a defesa da tese intitulada “O princípio da segurança jurídica em face da responsabilidade do gestor público no controle difuso de constitucionalidade”.
 
Foto: Luiz Gustavo Ribeiro
 
Ministério Público junto ao Tribunal de Contas
 
O Ministério Público de Contas tem a missão de auxiliar os tribunais de contas a controlar e fiscalizar a execução do orçamento e os atos de gestão dos recursos públicos. 
 
Para se ter uma noção da diferença entre os ministérios públicos, o Ministério Público “comum” (Ministério Público Estadual, da União e do Distrito Federal) atua perante o poder judiciário propondo ações penais ou cíveis e fiscalizando o cumprimento das leis em sentido amplo nos processos judiciais. Já o Ministério Público de Contas tem a função de defesa, de fiscalização e controle externo contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial dos órgãos públicos e entidades que recebem recursos públicos dentro dos estados e municípios. 

Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação