Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Em Ouro Preto, TCEMG reforça papel orientador e destaca importância da PEC da Essencialidade para o Controle Externo

17/04/2026

A abertura do encontro foi realizada no Teatro Municipal Casa da Ópera (Foto: Vinicius Dias)

OURO PRETO – O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou, nessa quinta-feira (16/4/2026), a 5ª edição do Encontro Técnico “TCEMG e os Municípios – Planejamento, gestão e controle social”. O evento reuniu cerca de 200 gestores e gestoras, servidores, servidoras e outros representantes de 23 cidades da região em um dia de capacitações, troca de experiências e aproximação institucional.

A abertura do encontro, realizada no Teatro Municipal Casa da Ópera, foi conduzida pelo presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, que destacou a evolução do papel dos tribunais de contas e defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Essencialidade como um marco para o fortalecimento do Controle Externo no país.
 
Segundo ele, a medida não representa aumento de poder, mas de responsabilidade. “A PEC da Essencialidade fortalece os tribunais de contas como instrumentos fundamentais para o exercício do Controle Externo. Isso significa mais responsabilidade, mais necessidade de ouvir e estar próximo da sociedade”, afirmou.
 
Durval Ângelo também reforçou a mudança de paradigma na atuação do TCEMG, que hoje prioriza a orientação e a prevenção. “O Tribunal precisa ser um ‘cão-guia’, uma ferramenta a serviço da sociedade para orientar e conduzir a gestão pública”, considerou.
 
O dispositivo de honra também contou com a participação do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; da procuradora do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), Sara Meinberg; do prefeito de Queluzito, Danilo Rodrigues; do vereador Wanderley Rossi Júnior; do diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Rodrigo Marzano; do prefeito de Teixeiras, Nivaldo Rita; além do presidente do TCEMG, Durval Ângelo.
 
Apoio e parceria
 
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, falou sobre a importância da presença do Tribunal no interior. “O Tribunal de Contas está indo às regiões, dialogando com os municípios, e esses ensinamentos são essenciais para que a administração pública funcione corretamente e alcance resultados”, destacou.
 
Na mesma linha, o prefeito de Queluzito, Danilo Rodrigues, ressaltou o caráter pedagógico da iniciativa. “É um trabalho que abre portas para os municípios e fortalece essa parceria com o Tribunal de Contas”, disse.
 
Representando a Caixa Econômica Federal, o superintendente João Maurício reforçou o papel das instituições como parceiras dos municípios. “Nosso papel não é só fiscalizar para punir, mas dar assessoria, auxiliar para que os projetos aconteçam e cheguem à população”, afirmou.
 
A proposta do Encontro Técnico se confirma na prática. Para quem participa, a principal mudança é a percepção do Tribunal como parceiro da gestão.
 
Servidor da área de Compras e Licitações do município de Abre Campo, Alexandre Luiz Santos destacou a importância da iniciativa. “As prefeituras muitas vezes não têm acesso às informações. Aqui conseguimos entender que o Tribunal está para orientar, primeiramente, e não apenas fiscalizar”, explicou.
 
Essa iniciativa de descentralização também foi apontada como diferencial pelo controlador interno da Câmara de Manhuaçu, Lucas Siqueira. Para ele, o encontro aproxima o conteúdo da realidade local e faz com que o “Tribunal de Contas, além de se aproximar do jurisdicionado, direcione esse aprendizado para a nossa realidade”, avaliou.
 
Oficinas: prática e foco em prevenção
 
No período da tarde, a programação seguiu com oficinas simultâneas voltadas à aplicação prática dos conteúdos apresentados. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, reunindo participantes em discussões práticas e troca de experiências.
 
Entre os destaques, a oficina “Controle Interno, Transparência e Participação Social”, ministrada pelo analista João Marcos Gomes e pelo analista Walkson Batista, abordou o fortalecimento da controladoria interna como ferramenta essencial para a boa governança.
 
Durante a atividade, os representantes do Tribunal explicaram que estruturas adequadas de controle interno, aliadas à participação social e a ouvidorias ativas, contribuem diretamente para a prevenção de irregularidades e para a melhoria da gestão pública.
 
“O Controle Interno é um aliado e, quanto mais estruturado ele for, menor tende a ser a necessidade de uma atuação corretiva do Controle Externo”, destacou João Marcos.
 
Além dessa, a programação do Encontro Técnico em Ouro Preto contou com as seguintes oficinas temáticas: Gestão Fiscal Responsável – Planejamento e Transparência; Licitações, Contratos e Pesquisa de Preços; Consórcios Públicos; Previdência e Regimes Próprios (RPPS); e Compliance Eleitoral e vedações legais (responsabilização dos agentes). 
 
O Encontro Técnico em Ouro Preto integra a agenda itinerante do TCEMG em 2026, que percorre diversas regiões de Minas Gerais com o objetivo de ampliar o acesso à capacitação e fortalecer o diálogo com os municípios. A iniciativa consolida uma mudança de postura do Tribunal: atuar de forma próxima, orientadora e preventiva, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e voltada às necessidades da população.