Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Nacional dos Tribunais de Contas debate avaliação de políticas públicas

20/11/2020

No fim da tarde de ontem (19/11/2020), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou do VII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC). Este ano, o evento foi realizado em formato on-line. O conselheiro do TCEMG, e vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvecio participou do "painel do IRB: Avaliação de políticas públicas pelos tribunais de contas" atuando como debatedor.

O presidente do Tribunal de Contas da França, conselheiro Pierre Moscovici, também participou do painel juntamente com a consultora de políticas públicas na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) Estela Souto. Eles foram painelistas. O presidente do Instituto Paraense de Direito Administrativo (IPDA), Edgar Guimarães, moderou o debate.

Tribunal de Contas da França - Cour des comptes (France)

O presidente da corte de contas francesa, conselheiro Pierre Moscovici, afirmou que a avaliação de políticas públicas é um instrumento da democracia e que ela deve ser feita baseada em fatos. Ele também orientou que deve-se aplicar métodos qualitativos e quantitativos traçando “caminhos concretos para avançar”. O conselheiro francês também ressaltou que é necessária a medição do impacto do contrafactual.

Moscovici explicou que a avaliação de política pública não é um processo de fiscalização. “É um mecanismo estruturante”, definiu o conselheiro francês.

Tribunal de Contas de Minas Gerais (Brasil)

O conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (Brasil) Sebastião Helvecio elogiou a apresentação técnica do conselheiro da França feita de “maneira muito didática”, na visão de Sebastião Helvecio. Ele classificou que os tribunais de contas da atualidade são “tribunais de governança, acima de tudo, e não somente guardiões do erário como antigamente”.

Sebastião Helvecio também concordou com a fala de Moscovici sobre não se caracterizar a avaliação de política pública como instrumento de fiscalização. Ele pediu para os 33 tribunais de contas do Brasil desenvolverem a avaliação de políticas públicas nos moldes da Intosai. Intosai é a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores. 

VII ENTC

O VII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC) abordou o tema “O Tribunal de Contas Contemporâneo e o mundo pós-pandemia: mudanças no controle externo e interação com a sociedade”.

O VII ENTC foi realizado nos dias 19 e 20 de novembro e é fruto de uma parceria celebrada entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação

Notícia relacionada:

Ministro Luiz Fux e senador Alcolumbre serão conferencistas