Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Nacional sobre Transparência e Controle Social é encerrado no TCEMG

22/10/2012



Com a presença do governador Antônio Anastasia e várias autoridades de todo o Brasil na cerimônia de abertura, o Tribunal de Contas realizou, de 17 a 19 de outubro, o “Encontro Nacional sobre Transparência e Controle Social – perspectivas e desafios”.

O evento reuniu mais de 400 participantes, entre conselheiros e presidentes de tribunais de contas brasileiros, auditores, procuradores do Ministério Público de Contas, servidores de ouvidorias públicas e representantes da sociedade civil organizada. A maior participação da sociedade no controle da gestão dos recursos públicos foi um dos mais importantes temas abordados no Encontro.

Na cerimônia de abertura, o Presidente Wanderley Ávila deu ênfase ao compartilhamento de experiências possibilitado pelo Encontro e da necessidade de “se trabalhar no sentido da instrumentalização das ouvidorias, canal direto com a sociedade”. Ressaltando que, ao debater temas importantes como ética, cidadania, transparência e controle social, é propósito do Encontro disseminar o conhecimento, Ávila acrescentou: “precisamos transformar as informações de que dispomos sobre a gestão pública em conhecimento para o cidadão, pois isso promove a participação da sociedade e se traduz em transparência”.

O governador Antônio Anastasia destacou a importância do Encontro e observou que os tribunais de contas são fundamentais para se encontrar o ponto de equilíbrio entre os deveres e direitos dentro dos princípios democráticos resgatados pela Constituição de 1988, de forma a garantir que a transparência e o controle social sejam exercidos de maneira efetiva pela sociedade, e não a serviço de uma demagogia fácil que apenas objetiva criar obstáculos ao desenvolvimento das políticas públicas e às respostas concretas aos reclames da sociedade.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o Ouvidor do TCEMG, Conselheiro Cláudio Terrão, desejou que “possamos usufruir ao máximo dos momentos de reflexão que nos serão proporcionados, despertando em nós a consciência do papel que devemos desempenhar enquanto cidadãos ou enquanto servidores públicos, para que a transparência e o controle social sejam uma realidade em nosso país”.

Organizado pela Ouvidoria do TCEMG, pela Escola de Contas e Capacitação “Prof. Pedro Aleixo” e a Associação dos Servidores do TCEMG – Asscontas, o Encontro objetiva promover o compartilhamento de informações e novas metodologias relacionadas ao tema central e o desenvolvimento de mais ouvidorias públicas e de ações, em nível estadual e municipal, necessárias para atender, de forma efetiva, às determinações da lei de acesso à informação.

Programação técnica

Durante os dias 18 e 19 de outubro foram realizadas palestras e oficinas abordando temas como “educação para a cidadania”; “democracia, transparência e controle social”; “transparência das ações administrativas e o fomento ao controle social”; “a importância do controle social como fomento às ações de controle externo: os resultados do TCE de Pernambuco"; “controle externo, controle social e cidadania”; “os tribunais de contas e o estímulo ao controle social”; “o modelo constitucional das cortes de contas e o papel do Ministério Público de Contas como fiscal da aplicação dos recursos públicos”; e “responsabilidade democrática da administração pública e o papel dos tribunais de contas”.

E ainda: “o desafio do exercício da cidadania”; “ética, acesso à informação e participação social”; “a questão da ética e da comunicação na democracia”; “a lei de acesso à informação”; “case: Observatório Social de Maringá”; “expectativas da sociedade civil em relação à transparência ativa”; “as ouvidorias como ferramentas essenciais à accountability democrática”; “accountability democrática e as ouvidorias”; “ouvidorias públicas – elemento estratégico de governança”; “ouvidoria: abertura à participação popular”; e “ouvidoria: abertura à participação popular”.