Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Técnico reúne 350 participantes em Juiz de Fora

10/06/2010

Em Juiz de Fora, Encontro reúne 350 participantes de 142 municípios mineiros da Zona da MataA cidade de Juiz de Fora é sede, nesta quinta e sexta-feiras (10 e 11/06), do “Encontro Técnico: o Tribunal de Contas e os Municípios”, criado com o objetivo de aprofundar os debates sobre a jurisprudência da Corte de Contas, com foco principal em temas relacionados a licitação e contratação de obras e serviços de engenharia. Desta sétima e penúltima edição do evento, que acontece no Hotel Ritz, à Av. Rio Branco, nº 2000, Centro, participam 350 gestores e servidores públicos de 142 municípios mineiros da Zona da Mata. 

“Até o momento, 753 municípios tiveram a oportunidade participar dessa iniciativa, totalizando mais de 2300 pessoas treinadas”, afirmou o Presidente do TCEMG, Conselheiro Wanderley Ávila, ao reforçar o caráter pedagógico e abrangência dos Encontros Técnicos promovidos em todo o Estado.
Também durante a cerimônia de abertura, o Prefeito de Juiz de Fora, Custódio Matos, declarou-se “muito satisfeito com essa partilha de conhecimento promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, que considero um dos melhores do país”.

O Conselheiro do TCEMG, Sebastião Helvécio, dirigiu-se aos participantes do Encontro Técnico durante a solenidade com um alerta para a importância do planejamento nas ações que visam a boa aplicação dos recursos públicos.

Ainda na abertura do evento, a palestra “O TCEMG com o jurisdicionado e para a sociedade: visão institucional e inovações”, foi ministrada pelo técnico de Controle Externo do TCEMG e integrante da equipe da Escola de Contas e Capacitação “Prof. Pedro Aleixo”, prof. Márcio Ferreira Kelles. “É preciso aprimorar a os serviços prestados à sociedade e, para isso, é fundamental a qualificação continuada dos servidores públicos”, enfatizou.

Nos dois dias de programação, técnicos do Tribunal ministram cursos sobre os temas “principais aspectos referentes à inexigibilidade e dispensa de licitação” e “obras e serviço de engenharia: contratação e controle da execução de serviços de engenharia”. Participam, como palestrantes: Gustavo Vidigal Costa, Reuder Rodrigues Madureira de Almeida, Marina Martins da Costa Brina, Janaína Evangelista, Sandro Miguez de Souza e Washington Andries Filho. Também as técnicas Ana Paula Gonçalves de Carvalho Maia e Ângela Camargos prestam esclarecimentos sobre o Sistema de Fiscalização dos Atos de Pessoal ¬ FISCAP.

Ação pedagógica

Organizado pela Escola de Contas e Capacitação “Professor Pedro Aleixo”, com apoio da Comissão de Jurisprudência e Súmula do Tribunal e em parceria com os municípios, o “Encontro Técnico” integra as ações pedagógicas desenvolvidas pelo TCE com objetivo de buscar o aprimoramento da gestão pública, ao orientar os jurisdicionados na prevenção de falhas e irregularidades que possam comprometer a legalidade, eficácia, economicidade e outros princípios essenciais na administração e aplicação dos recursos públicos.

O evento é direcionado aos servidores públicos municipais, em especial os que atuam na área de licitação e de contratos de serviços de obras e engenharia e já foi promovido nas cidades de Uberaba, Montes Claros, Curvelo, Governador Valadares, Poços de Caldas e Lavras. De abril a junho deste ano, foram programados oito eventos em diferentes cidades mineiras, de forma a facilitar a participação de gestores dos 853 municípios do Estado, divididos em macrorregiões: Triângulo e Alto Paranaíba; Noroeste de Minas e Norte de Minas; Central; Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri; Sul de Minas; Centro-Oeste de Minas; Mata e novamente a Central.

São oferecidas 350 vagas por evento e as inscrições podem ser feitas por ordem de requerimento, de acordo com a disponibilidade, no link do “Encontro Técnico”, exposto na lateral direita da homepage do TCEMG www.tce.mg.gov.br, onde também podem ser obtidas maiores informações.