Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Virtual apresenta ações do TCEMG para o enfrentamento a COVID-19

06/08/2020

Encontro Virtual apresenta ações do TCEMG para o enfrentamento a COVID-19

Um grupo de trabalho envolvendo todas as diretorias técnicas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), constituído com o objetivo de promover ações de fiscalização no estado e nos municípios quanto ao enfrentamento da COVID-19, apresentou, durante um Encontro Virtual, no dia 05/08, um panorama das ações de fiscalização e orientação nesse momento de pandemia. Representantes do TCEMG se reuniram virtualmente e reforçaram aos gestores, controladores, servidores públicos da administração sobre a importância do levantamento de dados que estão sendo coletados para o questionário do CNPTC.

O diretor-geral do TCEMG, Marconi Braga abriu o evento deixando uma palavra de tranquilidade aos municípios mineiros ao demonstrar que há uma preocupação da Corte de Minas de proceder a uma orientação aos jurisdicionados. “É importante essa parceria e intercâmbio até mesmo para termos um conhecimento das dificuldades que os municípios estão tendo nessa fase tão delicada que estamos vivendo”, disse ele passando a palavra para a superintendente de Controle Externo do TCEMG, Flávia Alice Dias Lopes.

Em uma breve apresentação Flávia lembrou que estão sendo estruturadas diversas ações na parte da fiscalização e orientação dos gestores públicos e que o TCEMG tem acompanhado de perto as edições de novos normativos e desafios que estão sendo postos para gestão pública. A superintendente destacou que os dados que estão sendo coletados “são muito relevantes” por isso criaram o encontro para explicar a ideia e importância do envio do questionário.

A assessora de superintendência de controle externo, Heloísa Helena, contextualizou as ações que o TCEMG tem feito e explicou que as entidades representativas dos TCs estabeleceram diretrizes nacionais para uma discussão de como o Controle poderia contribuir para a correção da gestão dos recursos públicos de enfrentamento e também para efetividade dessas ações. Ela ainda apresentou o portal desenvolvido pelo TCEMG para o enfrentamento do COVID-19 com viés orientativo para o Estado, o município e a sociedade.

Ações do TCEMG

Frentes de trabalho na área de fiscalização, em especial na de acompanhamento, tanto no Estado quanto nos municípios, com o objetivo de garantir a regularidade e o melhor desempenho possível da aplicação dos recursos públicos foram criadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

O coordenador de Auditoria Operacional do TCEMG, Ryan Brwnner Lima Pereira, falou sobre essa atuação do TCE que foi estruturada em sete grupos e divididos em três eixos: Gestão financeira e orçamentária, prestação de contas e lei de responsabilidade fiscal; Aquisição de bens, serviços, transparência dos portais dos jurisdicionados; Acompanhamento de gestão de pessoas.

Os auditores do TCEMG têm se utilizado de ferramentas de TI desenvolvidas especificamente para a realização dos acompanhamentos além de dados e informações constantes dos sistemas do próprio TCE, notícias veiculadas na mídia e solicitação de informações aos próprios jurisdicionados. Esses grupos estão voltados tanto para o acompanhamento da regularidade do gasto público como também para o desempenho da gestão púbica e atingimentos de objetivos dos referidos gastos.

Um desses grupos é responsável por acompanhar as contratações realizadas pelos jurisdicionados. A partir de dados obtidos pelas publicações oficiais, sistemas e ferramentas do Tribunal, notícias, ouvidoria, entre outros. Por meio do cruzamento de dados e informações o TCE identifica as contratações que deverão ser analisadas a partir de critérios e tipologias pré-estabelecidas. São elencados os indícios de irregularidades verificadas nessas contratações e a partir daí serão estabelecidos os possíveis encaminhamentos para a questão considerando sobretudo os riscos envolvidos na atuação do controle externo em cada caso. As ações são voltadas para o monitoramento dos aspectos relevantes das contratações, em especial economicidade, motivação, aderência legal e a devida transparências dos atos.

O objetivo dessas ações de acompanhamento do TCE não foca apenas na regularidade na estrita legalidade do gasto, mas também na efetividade do mesmo que consiste na avaliação da necessidade e do impacto que a aplicação do recurso público gera na sociedade.

Ryan lembrou que é fundamental a colaboração de todos os jurisdicionados no encaminhamento das informações quando solicitadas pelo Tribunal para que se “promova a maior efetividade possível do controle em benefício da sociedade”, finalizou.

Sobre o questionário

A analista de controle externo, Laura da Freiria Estevão Teizen, falou sobre o questionário da CNPTC. Ela explicou que o projeto ajuda a entender quais estão sendo as dificuldades, os desafios, como as prefeituras tem atendido as demandas da sociedade, os pontos de destaque que tem sido requerida ações das prefeituras, quais as melhorias que podem ser implementadas. Ela comentou ainda que “esse material servirá como troca de experiências onde todos terão acesso as ações desenvolvidas pelos municípios para enfrentar esse momento”.

A servidora também apresentou um material de apoio, elaborado pela equipe do TCEMG, que já foi disponibilizado para todos. Nesse material estão contidas todas as explicações sobre o questionário que os municípios e Estados estão respondendo.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação