Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Entidades mineiras lançam programação dos 300 anos de Minas Gerais

11/03/2020

Cerimônia contou com presença de autoridades e políticos no Salão Nobre da ALMG - foto: Lucas Borges
Em 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa, sendo criada a Capitania de Minas, que se tornou conhecida como Minas Gerais. Sendo assim, este ano, o estado completa 300 anos de existência, do ponto de vista político e administrativo. E a data não passará em branco. Diversas entidades se reuniram e lançaram, no dia 10/03, a programação oficial de comemorações dos 300 anos de Minas Gerais, em solenidade no Salão Nobre da ALMG. 
 
Ao longo do ano, o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública Estadual, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoverão uma série de atividades em todo o estado, visando “celebrar (o passado), refletir (sobre o presente) e projetar (o futuro), a fim de contribuir para a transformação de Minas Gerais por meio de um processo inclusivo, solidário, sustentável e democrático”.
 
O presidente do TCEMG, conselheiro Mauri Torres, ressaltou o pioneirismo histórico do Estado na política brasileira e destacou a harmonia entre os poderes como fator importante para o desenvolvimento de Minas. “O jeito mineiro é do diálogo, da harmonia e do trabalho para a construção de soluções visando o crescimento do Estado e de qualidade de vida para nosso povo. O Tribunal de Contas se sente honrado e participará ativamente das comemorações, levando as atividades dos 300 anos de Minas por todo o estado”. O conselheiro Durval Ângelo e a procuradora-geral do MPCMG, Elke Andrade, também participaram da cerimônia. 
 
Em 2020, o Tribunal completa 85 anos, e realizará atividades pedagógicas e educativas por todo o estado, como os eventos “Encontros Técnicos TCEMG e os Municípios”, “Treinamento de Controle Interno” e “Projeto Prefeito Ciente, Município Eficiente”. Entre outras ações que fazem parte da programação dos 300 anos de Minas, o TCEMG fará uma exposição de fotos na sede do Tribunal, um documentário sobre a mineiridade, com “causos” das contas em Minas, relatados pelos conselheiro e servidores da Casa, um vídeo sobre a história de Minas, contada a partir das obras do TCEMG, e o plantio de árvores em parques, escolas e áreas verdes do Estado. 
 
Solenidade
 
As comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais incluem palestras, publicações, ações itinerantes, exposições e atividades culturais, entre outros eventos, ao longo de todo 2020. Durante a solenidade de lançamento da programação, o presidente da ALMG, Agostinho Patrus, destacou a união entre as entidades parceiras, reforçando a importância do protagonismo mineiro na política e no desenvolvimento social do país. “ O tempo é de transformar desafios em oportunidades, com vistas à diversificação da matriz econômica de Minas e a redução das desigualdades sociais”.
 
O presidente do TJMG, Nelson Missias, disse que as comemorações devem resgatar o verdadeiro espírito de Minas e dos mineiros. “Minas sempre deu lições de resistência e liberdade, mas também é exemplo de autonomia e independência entre os poderes. Essa união e harmonia entre as instituições ajudarão Minas a resgatar seus valores históricos, culturais e econômicos”. 
 
“Os 300 anos renovam a necessidade de se debater grandes temas de interesse da sociedade”, reiterou o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet. Ao longo da história, segundo ele, o MP ampliou sua atuação para áreas como a defesa do patrimônio artístico e cultural, que serão valorizadas nas comemorações.
 
O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, disse estar orgulhoso em participar das comemorações. “Como mineiro de Diamantina, terra de JK, estou honrado em participar dessas comemorações pelos 300 anos de nossa Minas Gerais. Trabalhamos por um estado cada vez melhor, com justiça social e valorização cultural”.
 
No próximo dia 30, a UFMG abre oficialmente seu calendário de eventos relativos aos 300 anos de Minas. A reitora da universidade, Sandra Goulart Almeida, defendeu investimentos constantes em educação, tecnologia e cultura. Sandra salientou a importância das instituições públicas de ensino superior no Estado e da construção do conhecimento, segundo ela, um recurso inesgotável. 
 
Selo 300 anos de Minas
 
Durante a solenidade, foram lançados o selo postal, o carimbo comemorativo e a identidade visual dos 300 anos de Minas Gerais. Também foi exibido um vídeo comemorativo que destaca a diversidade do Estado, seus artistas das mais diversas vertentes e a convivência harmoniosa entre o erudito e o popular, a tradição e a inovação, o barroco e o moderno, o passado e o presente.
 
Acesse o site www.almg.gov.br/minas300 e confira a programação completa das atividades alusivas aos 300 anos do Estado.
 

Confira o álbum completo no Flickr do TCEMG

Lançamento das comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação