Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Equipe conclui etapa do planejamento estratégico 2015-2019

21/11/2014

Parte da equipe de planejamento 
O Tribunal de Contas (TCEMG) encerrou hoje, 21 de novembro, o ciclo de oito workshops para elaboração do novo plano estratégico da Instituição do período de 2015 a 2019. Em reunião no auditório da Escola de Contas, a equipe de planejamento – orientada por consultoria da Fundação Dom Cabral (FDC) – concluiu o trabalho de definição dos objetivos e iniciativas a serem implantados nos próximos cinco anos. 
 
A equipe, composta por mais de 40 componentes indicados pela Presidência, com representantes de todas as diretorias, gabinetes e projetos estratégicos do Tribunal, contribuiu para realizar as análises de contexto do TCEMG, das macrotendências do Controle, dos públicos de interesse, e outras. 
 
Alexandre Lima, da Superintendência de Controle ExternoUm dos membros da equipe é o servidor do Tribunal lotado na Superintendência de Controle Externo, Alexandre Lima, que participou pela primeira vez do processo de planejamento. Para ele, o método adotado foi interessante por propiciar uma discussão ampla sobre o rumo desejado para a instituição. “É um olhar para o futuro que orienta a gestão do presente”, definiu o funcionário, que atua no TCEMG há 32 anos.
 
Consultoria 
 
De acordo com o Professor da FDC Mércio Rosa Júnior, que está assessorando a produção do novo planejamento, a série de encontros produziu mais de 500 proposições, que foram condensadas em 50 iniciativas estratégicas integrantes do mapa estratégico que acaba de ser concretizado. “As reuniões foram muito produtivas, com muita intensidade nos trabalhos, porque refletimos e discutimos sobre cada um dos assuntos levantados”, relatou o docente.
 
Professor Mércio Rosa JúniorPara Rosa Júnior, o planejamento estratégico é importante para direcionar as instituições, definindo prioridades e focos de ação. Com o plano, garante o professor, a elaboração do orçamento é facilitada e há maior efetividade no cumprimento da missão institucional. “O planejamento no Tribunal de Contas é capaz de gerar valor para a sociedade, facilitando melhorias na gestão pública do estado e municípios”, completou.
 
A Assessora de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional do TCEMG, Joelma Conceição Zeferino de Oliveira, explicou que hoje o Tribunal concluiu um roteiro de trabalho para os próximos cinco anos. “As reuniões foram muito positivas, com um nível altíssimo de discussão. Abordamos os aspectos positivos do Tribunal e também as coisas que precisam ser melhoradas para propormos agora uma nova caminhada”, avaliou Joelma.
 
Assessora Joelma de OliveiraOs resultados desta etapa do planejamento estratégico serão submetidos à apreciação do Tribunal Pleno da Corte de Contas, para avaliação de todos os conselheiros. No próximo ano, a equipe de planejamento voltará a se reunir para fazer o desdobramento dos objetivos e iniciativas em projetos para cada uma das áreas do TCEMG.