Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola Augusto de Lima visita Tribunal para conhecer sua atuação

06/06/2022

Os alunos posaram para a foto no auditório da Escola de Contas (Foto: Hernando Garcia)

O subsecretário de Educação de Minas Gerais, Igor Rojes; o chefe de gabinete da Secretária de Educação, Gustavo Braga; alunos, professores, o diretor e representantes da Escola Estadual Augusto de Lima, localizada em Nova Lima, estiveram na tarde de hoje, 06/06/2022, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para conhecerem o Tribunal e entenderem sua ligação com a política de educação em Minas Gerais. A escola será a primeira da Rede Estadual a adotar o aplicativo Na Ponta do Lápis, desenvolvido pelo Tribunal de Contas, como uma alternativa de diagnóstico sobre a qualidade da infraestrutura das escolas públicas estaduais em Minas Gerais. 

A diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, abriu o evento e contou que a Escola Augusto de Lima será a primeira a usar o aplicativo, mas a expectativa é que futuramente “todas as escolas da Rede Estadual passem a utilizar a ferramenta”. A chefe de gabinete do conselheiro Cláudio Terrão, Rachel Campos, explicou as formas de atuação do Tribunal e disse que o aplicativo pode ser “um grande instrumento de gestão para qualificar as decisões dos gestores no futuro”.

O conselheiro Claudio Terrão (Foto: Márcio Wander)Empolgado para começar a usar o aplicativo o quanto antes, o diretor da Escola Augusto de Lima, Alex Sander Francisco, contou que “está muito ansioso para começar a usar a ferramenta e que a comunidade escolar tem muito a ganhar com esse canal direto de comunicação com a gestão da escola”. O presidente do Grêmio e aluno do 2º ano da escola, Rodney Eduardo Campos, disse estar “encantado com o que já viu do aplicativo e acha que ele pode ser útil não só para ele e seu colegas, mas também para as próximas gerações que irão estudar lá”.

Para fechar o bate-papo, o idealizador do Programa na Ponta do Lápis e conselheiro do TCEMG Cláudio Terrão falou sobre o Poder Transformador da Educação. Terrão, que enfrentou diversas adversidades durante sua formação escolar, deixou claro que para ele “a educação é a mais importante das políticas públicas. O conselheiro destacou a importância dos professores para que “os alunos voltem a acreditar nos seus sonhos e possam se tornar alguém na vida”. 

O aplicativo (app) Na Ponta do Lápis, gratuito e disponível para download nas plataformas Android e IOS, permite a alunos, professores, funcionários e toda a comunidade escolar responder questionários sobre a qualidade das instalações físicas das escolas públicas. Usando o app, também é possível fazer relatos em relação a problemas estruturais na escola, como, por exemplo, bebedouro estragado, falta de água nos banheiros, janelas quebradas ou problemas na merenda escolar. Com as informações obtidas no aplicativo, os gestores podem atuar de forma mais assertiva no direcionamento dos recursos públicos e melhorar a qualidade do serviço prestado. 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação