Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escola de Contas encerra o curso de finanças públicas 2024

04/12/2024

VI turma do curso de pós-graduação em finanças públicas 2024, na modalidade presencial, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo - Fotos de Daniele Fernandes

A cerimônia de encerramento da VI turma do curso de pós-graduação em finanças públicas 2024, na modalidade presencial, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo ocorreu na tarde ontem (3/12), no Auditório Vivaldi Moreira do TCEMG.

A solenidade contou com a presença de autoridades da Casa, de amigos e de familiares dos formandos. Nas palavras do presidente Gilberto Diniz, foi uma festa marcada pela alegria e emoção.

Compuseram a mesa de honra o conselheiro presidente Gilberto Diniz; o regente da Escola de Contas, conselheiro em exercício Hamilton Coelho; a procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Elke Andrade Soares de Moura, representando o procurador-geral Marcílio Barenco; a diretora da Escola de Contas, Naila Garcia Mourthé; a coordenadora de Pós-Graduação, Luciana Raso; o professor paraninfo Pedro Henrique Magalhaes Azevedo; a professora homenageada, Heloísa Helena Nascimento Rocha e o colaborador homenageado da Escola de Contas, Alex César do Couto.

Estavam presentes também o vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo; os conselheiros em exercício Telmo Passareli e Licurgo Mourão. Ainda o conselheiro substituto Adonias Fernandes Monteiro.

Os 54 formandos receberam o certificado das mãos do conselheiro presidente Gilberto Diniz. Em seguida, o presidente entregou ao paraninfo da turma, Pedro Henrique, uma placa com os dizeres “Ao paraninfo Pedro Henrique Magalhães Azevedo, homenagem da VI turma de especialização em finanças públicas presencial.”

A professora homenageada, Heloísa Helena, também recebeu uma placa de Naila, onde estava estampado “À professora homenageada Heloísa Helena Nascimento Rocha, homenagem da VI turma de especialização em finanças públicas presencial.”

Em seguida, a professora Luciana Raso entregou a placa de homenagem ao colaborador Alex do Couto. Os dizeres eram: “Ao colaborador homenageado Alex César do Couto, homenagem da VI turma de especialização em finanças públicas presencial.”

E foi muito emocionante a entrega da placa de mérito acadêmico à aluna Maria do Carmo Aparecida Lara Araújo, que se distinguiu com as melhores notas no curso. Gilberto Diniz entregou-lhe a placa onde estava insculpido “Destaque acadêmico Maria do Carmo Aparecida Lara Araújo. Homenagem da VI turma de especialização em finanças públicas presencial.”

Logo depois, em seu discurso, a oradora da turma, Andreza Maria Evangelista Ferreira Moreira, disse que “cada aula foi mais que transmissão de conteúdo, foi um convite a pensar de uma forma estratégica e agir com responsabilidade”. Lembrou que a formação integral que receberam os capacitou para atuar com excelência na administração pública, e que proporcionou além do conhecimento técnico, habilidades críticas de análise e reflexão. E destacou a importância da diversidade de formação entre os colegas durante o curso.

Depois, o paraninfo Pedro Henrique falou sobre as virtudes, sob ponto de vista das finanças públicas. Segundo o professor, “é natural tentarmos nos capacitar para conhecer o passado, para entender as interpretações presentes e assim conseguirmos de alguma forma guiar o nosso futuro para o bem da sociedade”.

E destacou a dualidade: “a constância e a mudança” que pautam o dia a dia da administração pública. Explicou que “como profissionais das finanças públicas precisamos sempre manter a constância de saber que aqueles infindáveis números e códigos do orçamento público representam parcela do dinheiro da população, que deve ser muito bem aplicado e muito bem fiscalizado.” Sobre as mudanças, disse que são necessárias e bem-vindas. E quanto à dualidade rematou “mudanças e constâncias; pessoais e profissionais: sejam constantes na dedicação, na busca pelo conhecimento na busca e nas virtudes que nos tornam boas pessoas, mas não deixem de evoluir pessoal e profissionalmente, de mudar, de ousar e de buscar e de abraçar o novo. É justamente esse equilíbrio entre constância e mudança que nos fará crescer e colocar em prática tudo aquilo que a vida nos ensina.”

Logo depois, a diretora Naila em seu discurso falou que o dia era de celebração e de reflexão. “O curso não é apenas um ponto de chegada, mas um ponto de partida para a construção de um futuro mais justo, mais eficiente e mais ético na gestão pública.” Evidenciou o papel transformador que cada um de nós pode exercer para um futuro melhor, mais justo e mais transparente na busca por um serviço público cada vez mais responsável e de uma gestão que atenda ao interesse coletivo, de justiça social. E falou da trajetória dos 30 anos da Escola, de trabalho árduo, de realização e de possibilidades, mas também de desafios e oportunidades.

O presidente do Tribunal, conselheiro Gilberto Diniz disse sentir-se honrado pelo dia tão importante e pela conquista dos alunos. Falou da importância da Escola de Contas para a sua formação. “A Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo se classifica entre as escolas que são asas, pois sua atuação encoraja o pensar criativo, estimula o desenvolvimento de habilidades que ajudam seus alunos a transformarem suas realidades para melhor, sobretudo no campo profissional”. E terminou: “Aos formandos, desejo que carreguem consigo e deem a conhecer, a todos quanto possível, o principal pressuposto da administração pública: a administração voltada para o cidadão, distinta pela defesa do interesse público”.

Regina Kelles | Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

 

Encerramento do Curso de Pós Graduação presencial da escola de Contas do TCEMG 2024