Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Escolas do TCEMG e do TJMG iniciam diálogo para parceria inédita em Controle de Contas

02/09/2025

Gestores das escolas se reuniram na sede do TCEMG - foto: Hernando Garcia
As escolas do Tribunal de Contas e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) alinharam, na segunda-feira (01/09), uma parceria estratégica visando um termo de cooperação técnica voltado à capacitação especializada em controle de contas públicas. O encontro entre gestores da Escola de Contas e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ocorreu na sede da Corte de Contas mineira, e contou com a presença do conselheiro-presidente Durval Ângelo.
 
Entre os temas de interesse comum às duas instituições estão: “Controle de Contas Públicas: metodologias e técnicas de fiscalização”; “Jurisprudência: análise comparada entre as duas cortes”; “Relacionamento entre os poderes: dinâmicas institucionais e cooperação”; “Contratos e convênios: aspectos jurídicos e de controle”; “Especificidades do Judiciário e do TCEMG: competências e procedimentos próprios”; e “Orçamento público: planejamento, execução e controle”. 
 
Os gestores das instituições ainda debateram sobre a criação de um grupo de estudos permanente, reunindo especialistas para aprofundar questões técnicas e jurídicas relacionadas ao controle de contas públicas. Foi ressaltada, ainda, a importância da produção científica conjunta, com artigos e pesquisas que poderiam ser publicados nas revistas oficiais dos dois tribunais, ampliando o alcance e a qualidade da produção acadêmica institucional.
 
Eles ainda discutiram sobre a criação de cursos em conjunto e definiram por fazerem reuniões periódicas para alinharem a parceria. Participaram da reunião o diretor-geral do TCEMG, Gustavo Vidigal, o diretor da Escola de Contas, Rodrigo Marzano, a coordenadora de Pós-Graduação, Luciana Raso, e a analista administrativo Alice Castelani, além do diretor da Escola do Judiciário, desembargador Saulo Versiani, e do juiz Thiago Gandra.