Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Fotógrafo captura a corrupção no Brasil e tira 2º lugar em concurso internacional

24/08/2015

"A face mais triste da corrupção na política". Foto: Marcelo LondoñoO fotojornalista colombiano Marcelo Londoño foi o segundo colocado no concurso fotográfico da ONG alemã Transparency International. O resultado do Capture Corruption - em tradução livre, Capture a Corrupção - na categoria para idades superiores a 30 anos, divulgado neste mês, revelou a realidade da saúde pública brasileira no retrato de Maria, uma paciente com hanseníase (lepra).

Conforme descrição no próprio site da entidade, o dinheiro que deveria ser investido em saúde é subtraído pela corrupção na administração pública. Esse quadro, então, faz com que o Brasil se mantenha como vice-líder mundial em casos de lepra, com registros inferiores apenas à Índia. Segundo a ONG, falta uma política pública eficaz para impedir novas infecções, o que abriria caminho para a erradicação.

Capture Corruption, promovida pela Transparency International, em parceria com a Thomson Reuters Foundation e a International Anti-Corruption Conference, se apresenta como uma competição global de fotografia em busca das imagens mais poderosas sobre a corrupção e seu impacto devastador sobre a vida. Participaram mais de 1500 fotografias, enviadas de várias partes do mundo. A ONG tem como objetivo coibir abuso de poder, corrupção e negócios secretos. Está representada em mais de 100 países e mantém uma sede em Berlim.

Marcelo Londoño vive no Brasil e fotografa em toda América Latina. Ele se especializou no gênero documentário, preferindo como tema os problemas e as contradições que surgem da sociedade moderna, da tecnologia e da ordem vigente.

Brasileira

Foto: Márcia FolettoMereceu também menção no site da ONG a foto da brasileira Márcia Foletto. Ela retrata José, de 69 anos, sem nenhuma renda, que vive numa casa sem banheiro. Ao comentar a foto, os editores do site lembram que no Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas 2016, 5,5% da população sofre fome e desemprego. Para eles, a corrupção afeta diretamente o bem estar dos cidadãos e diminui o investimento em saúde, educação e infraestrutura, aumentando a exclusão e desigualdade econômica. 

O clique vencedor é do fotógrafo britânico Giles Clarke. Ele registra pessoas que vivem da reciclagem do lixão em Porto Príncipe, capital do Haiti, muitas vezes manuseando materiais tóxicos. Veja aqui o site com os vencedores.