Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Futuros técnicos em Administração participam do Projeto Conhecer para uma visão mais prática sobre o trabalho do TCEMG

17/07/2025

Grupo viajou cerca de duas horas, de Desterro de Entre Rios até Belo Horizonte, para uma imersão no trabalho desenvolvido no Tribunal de Contas - Foto: Lucas Machado/TCEMG

"Nossa expectativa é vivenciar na prática como se dá esse acompanhamento, entender os critérios utilizados, os desafios enfrentados e, principalmente, como essas ações podem contribuir para uma gestão pública mais eficiente e transparente". O depoimento é da professora Erika Milane que, com este propósito, mobilizou um grupo do curso de Administração, oferecido na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (Desterro de Entre Rios/MG), para participar do Projeto Conhecer, do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG).

O programa de visitação do Tribunal é uma iniciativa para receber estudantes de todo o estado, mostrando de perto e na prática como funcionam as atividades e ações de fiscalização de políticas públicas. E foi justamente a oportunidade de ter contato direto com o trabalho e atuação dos órgãos de controle que a aluna Eduarda Cristina Souza, com seus colegas, viajou mais de 150 quilômetros até a sede do Tribunal, nessa quarta-feira (16/7).

"Espero que a visita complemente nossa formação técnica, trazendo uma visão mais prática e real do que estudamos em sala de aula, especialmente sobre gestão pública, ética e responsabilidade administrativa", afirmou Eduarda, antes de iniciar a experiência.

Roteiro estratégico

Os futuros técnicos em Administração e duas professoras chegaram ao TCEMG no início da tarde. A primeira atividade foi realizada na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, com uma palestra sobre o papel fiscalizador e pedagógico do Tribunal de Contas.

"Quis tentar oportunizar essa experiência para nossos alunos, pois acredito que conhecer de perto o trabalho de fiscalização das políticas públicas é uma forma de ampliar a compreensão sobre a importância da boa gestão", explicou Erika, que já foi aluna de pós-graduação da Escola de Contas.

A programação levou os visitantes, também, à Suricato - Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência (Suricato), ao Plenário, à Biblioteca e, ainda, a uma passagem pela Casa dos Contos. Esta última, é uma exposição permanente, dentro do próprio Tribunal, que permite ao público compreender mais sobre o evolução do controle de contas públicas. 


A professora Erika (à esq.) e a estudante Eduarda relataram suas expectativas e impressões antes e depois da visita - Foto: Lucas Machado/TCEMG

Impressões

A estudante Eduarda Cristina já havia mencionado a oportunidade única de conhecer como funciona a fiscalização dos recursos públicos, além de entender melhor o papel das instituições de controle. Após a visita, disse ela, a expectativa se confirmou em realidade.

"Gostei muito do projeto. Acho que vai ter um fim muito interessante, tanto para o meu curso técnico, mas também como cidadã", ressaltou. "O nosso dinheiro está sendo investido e o Tribunal está cuidando tão bem. Vejo que há muita tecnologia e capacitação, uma margem muito grande de conhecimento. [O Projeto Conhecer] mudou a minha visão sobre o Tribunal e a gente vê que ele está fazendo uma função social muito bacana", complementou.

O saldo também foi positivo para a professora Erika Milane. "É uma satisfação muito grande ter essa oportunidade de trazer os nossos alunos, principalmente a gente que vem de uma cidade pequena", disse. "Conversei um pouco com os alunos e eles gostaram muito, passaram a ter um entendimento diferente. Gostaria de parabenizar o TCEMG por esse projeto tão inovador, de grande relevância para os órgãos públicos", reforçou, agradecendo também o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Desterro de Entre Rios para o transporte do grupo.

Erika destacou, ainda, a importância da troca de informações para aqueles que não estão no ramo e não sabem qual é o papel do Tribunal e sua aplicabilidade junto aos órgãos públicos. E, por fim, sugeriu que o projeto seja mais divulgado para municípios e outras escolas.

"Essa aproximação é um diferencial importante, pois desperta senso crítico, responsabilidade cidadã e, ao mesmo tempo, contribui para a formação de profissionais mais preparados, conscientes e engajados. Para muitos, pode ser uma porta de entrada para novas perspectivas de atuação, tanto no setor público quanto em outras áreas que exigem compromisso com a transparência e a eficiência", avaliou.

Os interessados em participar do Projeto Conhecer podem agendar uma visita de forma simples e prática pelo site do TCEMG. Clique aqui para ir direto à página da iniciativa.

Confira, a seguir, galeria de fotos: 

Alunos de Desterro de Entre Rios conhecem o TCEMG