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GLOSSÁRIO DE CONTROLE INTERNO - GOVERNANÇA

04/06/2018

O Decreto Federal n.9203 de 22 de novembro de 2017 que dispõe sobre a Política de Governança da Administração Pública federal, direta, autárquica e fundacional traz como conceito de Governança Pública o “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Nesse sentido, vale destacar que enquanto a Gestão faz alocação e administração dos recursos à disposição da organização para o alcance dos objetivos organizacionais, a Governança estabelece direcionamento, monitoramento e avaliação da atuação da Gestão considerando todas as partes interessadas. 

A boa governança no setor público pressupõe princípios e diretrizes, conforme a seguir:

PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA PÚBLICA: 

I - capacidade de resposta; 

II - integridade;

III - confiabilidade;

IV - melhoria regulatória; 

V - prestação de contas e responsabilidade; e

VI - transparência.

O referido Decreto elenca as diretrizes da governança e devem ser destacadas:

- direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades;

- articular instituições e coordenar processos para melhorar a integração entre os diferentes níveis e esferas do setor público, com vistas a gerar, preservar e entregar valor público;

- implementar controles internos fundamentados na gestão de risco, que privilegiará ações estratégicas de prevenção antes de processos sancionadores;

- avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais e aferir, sempre que possível, seus custos e benefícios;

- manter processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela desburocratização e pelo apoio à participação da sociedade;

- promover a comunicação aberta, voluntária e transparente das atividades e dos resultados da organização, de maneira a fortalecer o acesso público à informação. 

Para a implementação da Governança é de fundamental importância o comprometimento e apoio da alta administração; a existência de unidade responsável pela implementação do programa de integridade no órgão; bem como a análise, avaliação e gestão dos riscos e monitoramento contínuo dos atributos associados ao tema da integridade.