Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Gabinete do Conselheiro Sebastião Helvecio reduz estoque processual em 98,29%

11/12/2014

Presidente Eleito do TCEMG, Sebastião HelvecioO Conselheiro Sebastião Helvecio apresentou, durante sessão plenária desta quarta-feira, 10 de dezembro, quando foi eleito Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), balanço da tramitação de processos em seu gabinete desde sua posse em 2009. Em trabalho coordenado pela servidora Raquel de Oliveira Miranda Simões,o gabinete reduziu em 98,29% o estoque de processos e restaram apenas 15, que serão redistribuídos à Presidente Adriene Andrade por força regimental. Leia a seguir a pronunciamento integral do Conselheiro.



Senhora Presidente, Senhores Conselheiros, Senhora Procuradora,

Na oportunidade, trago a Vossas Excelências o histórico de processos no meu Gabinete desde a minha posse neste Tribunal, com o intuito de fazer breve prestação de contas do trabalho aqui desenvolvido, quando buscamos cumprir o objetivo estabelecido no Plano Estratégico 2010-2014 deste Tribunal de racionalizar a geração de processos, reduzir o seu número e conferir maior celeridade a sua tramitação.

No dia 23 de setembro de 2009, recebi do saudoso Conselheiro Simão Pedro – e do Conselheiro em substituição Licurgo Mourão − um montante de 879 processos e, ao longo destes cinco anos, foram distribuídos a minha relatoria 22.787 novos processos.

De 2009 até hoje, foram 12.608 decisões, entre monocráticas e colegiadas.

Informo, com satisfação, neste 10 de dezembro de 2014, cinco anos após, que passo à Conselheira Adriene Andrade − a quem serão redistribuídos por força do disposto no artigo 115 do Regimento Interno −  apenas 15 processos dentro do meu Gabinete. 

As fontes dos dados aqui apresentados são os relatórios do SGAP e da Corregedoria.

Este resultado não seria possível sem o esforço concentrado de toda uma equipe comprometida com a prestação célere e de qualidade de serviços oferecidos ao público. À Presidente Conselheira Adriene agradeço a sua dedicação ao enfrentamento do passivo processual, visando redução significativa dos processos, com o efetivo envolvimento de todos que nesta Casa trabalham.

Agradeço, muito especialmente, o apoio das Unidades Técnicas deste Tribunal, das Secretarias do Pleno e das Câmaras e do Ministério Público junto ao Tribunal.

Aos servidores e colaboradores do meu Gabinete − cuja produtividade aumentou, ano a ano, graças ao mecanismo de organização do trabalho implantado –, agradeço a crença no trabalho em equipe, o comprometimento e o respeito pelo bem público, conformes com a missão deste Tribunal de “exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos, de forma eficiente, eficaz e efetiva, em benefício da sociedade”.

A essa gente vocacionada, competente, comprometida e apaixonada, que nos acompanha há tanto tempo e que representa nosso maior e melhor patrimônio, muito obrigado!