Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Gestão de Investimentos e Passivos Previdenciários é tema do 1º Encontro Técnico Virtual

05/09/2022

“Gestão de Investimentos Financeiros e Passivos Previdenciários e seus Benefícios para a Administração Pública”. É este o tema do 1º Encontro Técnico Virtual de 2022, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) no dia 16 de setembro, às 10h. A transmissão será por meio do canal do TCE no Youtube e as inscrições já estão abertas através do link: https://eeventos.tce.mg.gov.br/encontrotecnico2022/5421

O primeiro encontro virtual faz parte do programa "Encontros Técnicos: TCEMG e os Municípios 2022 - O benefício do controle para a transformação das cidades mineiras”, que desde o início do ano tem sido realizado em diversos municípios mineiros, com a programação voltada para conselheiros de políticas públicas, controladores internos, prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores e servidores públicos.

 

Nesta edição, a programação conta com três palestras:


Palestra 1: Gestão e Desempenho de Investimentos Financeiros | Lorena Oliveira de Sousa - TCEMG

As decisões de investimento ocupam posição de destaque na boa gestão de recursos de caixa no âmbito do setor público, podendo promover melhorias relevantes na geração de receitas. Nesse contexto, a palestra tem como objetivo apresentar aspectos observados sobre a gestão de investimentos em municípios de Minas Gerais, discutir o Comunicado SICOM N°27/2022, bem como estimular os gestores a refletir sobre as decisões de investimentos que vêm sendo tomadas em seus órgão e/ou entidades.

 

Palestra 2: Aspectos Contábeis Relativos a Passivos Atuariais | Filipi Assunção Oliveira - TCEMG

Os passivos atuariais, também conhecidos como provisões matemáticas ou passivos previdenciários, refletem a situação econômica de longo prazo dos fundos de RPPS. Por sua vez, a contabilidade é um instrumento essencial para a boa transparência e tomada de decisões no setor público. O objetivo da palestra é o de demonstrar os principais tópicos concernentes ao reconhecimento, mensuração e divulgação dos passivos atuariais nas demonstrações contábeis consolidadas anuais de entes, bem como discutir o impacto de novas práticas contábeis.

 

Palestra 3: Boas Práticas de Gestão Atuarial | Maria Júlia Ferreira e Silva - TCEMG

A avaliação atuarial é o estudo técnico, realizado no mínimo anualmente, que possui como objetivo principal a apuração das provisões matemáticas e das alíquotas de contribuição e aportes necessários para garantia do equilíbrio financeiro e atuarial do plano de benefícios. Nesse contexto, o propósito da palestra é demonstrar a importância da realização tempestiva da avaliação atuarial dos RPPS, além de apresentar práticas que contribuem para um dimensionamento mais preciso das provisões matemáticas.

 

 Felipe Jácome - Coordenadoria de Jornalismo e Redação