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Governador Anastasia e o Presidente Wanderley Ávila abrem a Semana Orçamentária

15/09/2010

O Governador Antônio Anastasia e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Wanderley Ávila, abriram na manhã desta quarta-feira (15/09/2010) a Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas para os Estados e Municípios, também conhecida como Semana Orçamentária, que reúne mais de 1.200 servidores e gestores públicos estaduais e municipais. O evento será realizado até sexta-feira no Minascentro e tem a finalidade de capacitar técnicos especializados em finanças públicas.

O Presidente Wanderley Ávila enfatizou a importância da transferência de informações técnicas aos órgãos que atuam com dinheiro público para a constante melhoria do controle e frisou que “o educador é um artesão da personalidade, um semeador de ideias”. E encerrou seu pronunciamento desejando que “vocês possam com o conhecimento adquirido nesses dias dar a sua parcela de contribuição para o fortalecimento da cidadania”.

O governador de Minas Gerais também destacou a importância da formação técnica e se declarou “um verdadeiro cruzado a favor da gestão pública eficiente e coerente com os conhecimentos e as melhores informações disponíveis”. Acrescentou que eventos como a Semana Orçamentária são essenciais para o controle externo, para a responsabilidade fiscal e para os atos de contratação pública.

Durante a cerimônia, o Conselheiro Wanderley Ávila e o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), José Milton de Carvalho Rocha, atual prefeito de Conselheiro Lafaiete, assinaram um convênio de cooperação técnica voltado "para o desenvolvimentod e ações de divulgação de sistemas, disseminação de normas e procedimentos, edição de informativos, bem como promoção de eventos tais como seminários, cursos e palestras, com vistas ao aperfeiçoamento da gestão municipal".

A programação de abertura foi encerrada com a palestra institucional do professor Márcio Ferreira Kelles, intitulada “O TCEMG com o jurisdicionado e para a sociedade”. O evento é realizado pelo TCEMG, por intermédio da Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em parceria com a Escola de Administração Fazendária - Esaf , instituição vinculada ao Ministério da Fazenda e responsável pelo projeto pedagógico, e o Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros - Promoex.

Após a cerimônia foi iniciada a parte de palestras técnicas, por intermédio de 21 oficinas. A programação inclui palestras, debates e esclarecimentos de dúvidas relacionados a temas como o PPA - Plano Plurianual; LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias; LOA - Lei Orçamentária Anual; pregão; convênios e prestação de contas; contabilidade pública; Lei de Responsabilidade Fiscal; transparência na gestão pública; controle interno; consórcios e plano de contas único.