Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Governador nomeia novo conselheiro substituto aprovado em concurso

03/12/2020

O jornal Minas Gerais, o diário oficial do Poder Executivo do Estado, publicou, em sua edição do dia 1o de dezembro de 2020, ato do governador Romeu Zema Neto em que nomeia Telmo de Moura Passareli para o cargo de conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
 
A nomeação foi em virtude de aprovação em concurso público, e teve em vista ofício do presidente do TCEMG. O candidato foi classificado em terceiro lugar na seleção regida pelo Edital 01/2017.
 
A vaga surgiu com o pedido de exoneração do então conselheiro substituto Victor de Oliveira Meyer Nascimento, a partir de 29 de outubro deste ano, conforme ato publicado no Minas Gerais de 5 de novembro.
 
Legislação
 
O parágrafo terceiro do artigo 79 da Constituição de Minas Gerais prevê que os auditores do TCEMG, nomenclatura original para os conselheiros substitutos, “em número de quatro, serão nomeados após aprovação em concurso público de provas e títulos, observada a ordem de classificação e os requisitos previstos na Lei Orgânica do Tribunal de Contas”.
 
O artigo 27 da Lei Complementar 102 de 2008, a Lei Orgânica do Tribunal de Contas mineiro, indica como competências dos auditores, entre outras, a substituição dos conselheiros em suas faltas e impedimentos, a composição de quorum nas sessões, e a relatoria de processos com propostas de voto.