Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Grande adesão do público e interação com os palestrantes marcam o segundo dia da X Jornada de Contabilidade

16/05/2024

O segundo dia (17/5) da "X Jornada de Contabilidade Pública", que está sendo realizada no "Auditório Vivaldi Moreira" do Tribunal de Contas de Minas (TCEMG), foi iniciado com três palestras com temas bastante variados: Automação Robótica Inteligente: o futuro da gestão pública”, com Pedro Vinícius Campos, professor da Fundação João Pinheiro; depois, “Condutas vedadas no ano eleitoral à luz da Lei eleitoral”, apresentada pelo contador Edson Resende Castro; e, por fim, “A importância do autocuidado para a saúde mental”, apresentada por Mirtes Conrado, psicóloga e servidora do Tribunal. 

Na parte da tarde, a agenda continuou cheia e com o auditório lotado. Na palestra “Controle Interno na Administração Municipal: o que controlar?”, a professora e procuradora da Fazenda Nacional, Anna Carla Duarte Chrispim, destacou o papel do controlador interno na eficácia das compras públicas.

A palestra seguinte foi a do contador e servidor do Tribunal, Igor Simões de Souza, que discorreu sobre os “Pontos a serem observados no envio da prestação de contas anual no último ano de mandato”, um tema que vem sendo muito debatido neste ano eleitoral. Durante a apresentação, houve uma grande participação do público e diversas perguntas foram respondidas.

Em seguida, o superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Azevedo Magalhães, tratou de “Aspectos orçamentários da nova lei de licitações” no qual destacou mudanças e entendimentos diferentes trazidos pela nova Lei n. 14.133, dentre eles os aspectos fiscais analisados sempre sobre os princípios da transparência e do planejamento. Destacou alguns dados e procedimentos que podem afetar os municípios, como é o caso de restos a pagar de obras em andamento, ordem cronológica de pagamentos e antecipação de pagamento.

Fechando o dia, o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, falou de “Governança e integridade no setor público” em que explicou cada um dos itens separadamente e salientou o comportamento ético. Durante a apresentação, pediu a plateia para responder a enquete sobre o tema.

O encerramento da Jornada acontece amanhã pela manhã. 

 

 

 

Regina Kelles | Coordenadoria de Jornalismo e Redação