Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Grupo de Inovação da Atricon promove reunião durante 3º Lab TCs

15/05/2025

O Grupo de Trabalho (GT) de Inovação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) se reuniu, no dia 13 de maio, em São Paulo (SP), durante a realização do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (3º Lab TCs). Do Tribunal mineiro (TCEMG), participaram a superintendente de Gestão e Finanças e integrante da Rede de Governança e Gestão Estratégica, Milena de Brito; bem como a responsável pelo Núcleo de Inovação Estratégica, Bárbara Couto, que representa o TCE de Minas Gerais no GT. 

A reunião contou com três apresentações de projetos de inovação e seus resultados nos respectivos tribunais. O primeiro foi a implementação do Projeto linguagem simples pela auditora Emanuele Ramos, secretária de processamento e julgamento do TCE-RO, que apresentou o resultado de 100% de respostas às comunicações processuais em 2025.  Em seguida, o auditor do TCE da Paraíba, André Agra, trouxe uma abordagem provocativa sobre a Missão do controle externo, defendendo a necessidade dos tribunais de contas contribuírem para melhorar a administração pública, além de reinventar-se como um Tribunal de Governança e Gestão Pública. Na sequência, foi a vez do auditor do Tribunal de Contas da União, Luiz Henrique Raja, apresentar Como o TCU tem feito compras de inovação utilizando as modalidades de Encomenda Tecnológica (ETEC) e Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI).

 

As atividades fazem parte do 3º Lab TCs, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, de 13 a 15 de maio, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e o fortalecimento do Sistema de Controle Externo no Brasil.

 
Denise de Paula / Coordenadoria de Imprensa