Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

IEGM do TCEMG é selecionado em congresso internacional em Santiago do Chile

09/11/2016

Da esq. para à dir.: A diretora-geral, Raquel Simões; o conselheiro do TCEMG Wanderley Ávila; a diretora da DCEM, Cristiana Lemos; o conselheiro do TCEMG Gilberto Diniz; a procuradora do MPCMG, Elke Andrade; a coordenadora do IRB, Marilia Carvalho e a servidora Silvia Ribeiro.

A metodologia de apuração de indicadores finalísticos, destinados a compor o Índice de Efetividade da Gestão Municipal ─ IEGM do TCEMG, foi selecionada em duas modalidades no XXI Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, que está sendo realizado em Santiago do Chile, no período de 8 a 11 de novembro de 2016. O CLAD é um evento anual e tornou-se o mais importante da América Latina para apresentar e discutir experiências e pesquisas sobre reforma do Estado e da administração pública.

O IEGM − TCEMG está presente no CLAD 2016 na seleção de artigos que compõem a publicação oficial do evento − Indicador de Efetividade da Gestão Municipal: Contribuição dos Tribunais de Contas para a melhoria da Gestão Pública, de autoria do presidente Sebastião Helvecio, da diretora-geral Raquel de Oliveira Miranda Simões e da coordenadora-geral do Instituto Rui Barbosa (IRB) Marília Gonçalves de Carvalho; e na sessão de apresentação de pôster − Controle da efetividade na gestão de recursos públicos: índice de efetividade da gestão municipal, elaborado pela diretora de Controle Externo dos Municípios, Cristiana Lemos de Souza Prates e pela gerente do projeto IEGM − TCEMG, Sílvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.

A valiosa ferramenta − cujo objetivo é oferecer um diagnóstico completo da gestão municipal em Minas Gerais, alcançando os 853 municípios − parte de sete dimensões e 143 quesitos de avaliação e permite a mensuração dos serviços públicos e da efetividade de políticas públicas, a medição da qualidade dos gastos e dos investimentos realizados.

A apresentação dos resultados do IEGM serve tanto aos prefeitos e vereadores quanto aos munícipes pois possibilita a aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento, favorecendo o controle social ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as exigências da sociedade, além de contribuir para o aperfeiçoamento da ação fiscalizatória do Tribunal de Contas.

Representam o TCEMG e o IRB no evento o conselheiro Wanderley Ávila, o conselheiro Gilberto Diniz, a procuradora do Ministério Público junto ao TCEMG Elke Andrade, a diretora-geral Raquel Simões, a diretora da Diretoria de Controle Externo dos Municípios (DCEM) Cristiana Lemos, a coordenadora-geral do IRB Marília Carvalho e a servidora Sílvia Ribeiro.