Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Inauguração de capitania é lembrada em sessão do Pleno

10/12/2018

A recente ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais foi lembrada pelo conselheiro do TCEMG Gilberto Diniz, durante sessão do Tribunal Pleno do dia 5 de dezembro. Diniz parabenizou o comandante da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, pela concretização do objetivo de inaugurar uma unidade em Belo Horizonte. Na mesma reunião, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Elke Andrade Soares de Moura, também felicitou a iniciativa, estendendo a homenagem ao comandante local, capitão de mar e guerra Nicácio Satiro de Araújo.

Leia a íntegra do pronunciamento do conselheiro Gilberto Diniz:

Senhor presidente,
Na manhã de hoje, 5 de dezembro de 2018, a Marinha do Brasil inaugurou a Capitania Fluvial de Minas Gerais, sediada perto daqui, na avenida Raja Gabaglia, número 303.  A missão da nova unidade militar será, no território que contém as nascentes de importantes bacias hidrográficas, a ponto de ser chamado de caixa d’água do país, realizar a Segurança do Tráfego Aquaviário, o Ensino Profissional Marítimo e a prevenção da poluição hídrica. 
Apesar de ser a primeira unidade da Força Naval brasileira localizada na capital, a Organização Militar já atua em Minas Gerais há 92 anos, a partir da Capitania Fluvial dos Portos do São Francisco, na tradicional cidade de Pirapora, no Norte do estado. Entretanto, como não havia uma instância da Armada disponível aos cidadãos das várias regiões mineiras, que, em muitos casos, precisavam se dirigir a outros estados para solicitar serviços públicos, foi necessário e extremamente benéfico que ela se instalasse na sede política. 
Dessa forma, quero, diante do colegiado, parabenizar o comandante da Marinha, o almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, por concretizar um objetivo que já é gestado há pelo menos dois anos. Já que, em 2016, o oficial-general, quando recebeu nesta Corte de Contas a Comenda José Maria Alkmim, revelou o projeto pelo qual a Instituição militar hoje se faz presente em Belo Horizonte, para melhor servir aos mineiros.