Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Infraestrutura é assunto de painéis temáticos no Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

02/10/2015

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília (Retomada obra de estrada vicinal em Brazlândia) - Alguns direitos reservadosAs políticas públicas na área da infraestrutura serão analisadas nos dois painéis temáticos que fazem parte do I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, programado para os dias 6, 7 e 8 de outubro, em Belo Horizonte, no Minascentro. As inscrições já estão abertas e o evento está sendo organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com a colaboração do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas de apoio aos tribunais de contas do Brasil.

O financiamento e o planejamento da política pública na área da infraestrutura serão discutidos no primeiro painel, marcado para as 10 horas do dia 7 de outubro, uma quarta-feira. Quatro debatedores já confirmaram presença, dois deles capacitados para a análise de questões locais, que são o presidente do CREA-MG, Jobson Nogueira Andrade, e o presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro. A CBMM é o mais importante fornecedor mundial de nióbio. As questões globais ficam a cargo de José Antonio Moreno Molina, professor catedrático de Direito Administrativo da Universidade de Castilla-La Mancha, na Espanha, e de Daniela Carrera Marquis, representante no Brasil do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Bem semelhante é a formação do grupo que vai discutir, no dia seguinte, o controle das políticas públicas na área da infraestrutura. Estão escalados quatro debatedores, inclusive outra professora da mesma universidade espanhola, Alma Patrícia Alonso Dominguez. O resultante do grupo é brasileiro: Sinara Inácio Meireles Chenna, diretora presidente da Copasa; Mauro Borges Lemos, presidente da Cemig, e Daniel Maia Vieira, secretário de fiscalização de infraestrutura elétrica do TCU (Tribunal de Contas da União).

O congresso será aberto no dia 6 com uma palestra que será muito concorrida, a ser ministrada pelo economista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Daron Acemoglu, conhecido pelo livro Por que as Nações Fracassam. As inscrições podem ser feitas através do hotsite do congresso, no endereço libano.tce.mg.gov.br/eeventos/congressoirb e terão valores diferenciados para estudantes e profissionais. A programação completa e outras informações também estão disponíveis no hotsite.