Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Iniciado o ensino à distância para servidores

03/04/2014

Neste ano de 2014, em que a Escola de Contas e Capacitação “Prof. Pedro Aleixo” completa 20 anos de existência, uma das suas atividades mais inovadoras e promissoras, é o ensino à distância direcionado aos servidores do TCEMG. Dois cursos de português oficial nessa modalidade, com 50 horas/aula cada, já foram realizados: um de 07 de janeiro a 10 de março, para 119 participantes, e outro no período de 03 de fevereiro a 31 de março, que reuniu uma turma de 160 alunos.

Para o mês de maio, está previsto o início do esperado curso de formação de tutores que, em 40 horas/aula, deverá preparar os futuros professores dos cursos de especialização à distância, de forma a trabalharem dentro do ambiente do Moodle, uma plataforma que oferece conteúdos e aulas virtuais para que o professor possa acompanhar e avaliar a aprendizagem do aluno. Esse curso também será voltado aos servidores do TCEMG, devidamente habilitados e que já tenham experiência na atividade docente.

Desde que foi instituída, por meio da Resolução 05/94, de 10 de agosto de 1994, é propósito da Escola de Contas e Capacitação “Prof. Pedro Aleixo”, criar instrumentos e métodos que possibilitem o permanente aperfeiçoamento dos servidores do Tribunal de Contas e de seus jurisdicionados. Agora, o ensino à distância voltado aos servidores, dá mais um passo rumo à modernização e adequação a novas demandas. Segundo a diretora da Escola, Natália Araujo, ainda neste primeiro semestre de 2014, “temos trabalhado para credenciar nosso Programa de Pós-Graduação também junto ao Ministério da Educação para oferta de curso à distância, de forma a oferecer ao nosso público, além dos três cursos presenciais ora lançados, também um curso de Especialização na modalidade EAD (ensino à distância), ampliando as possibilidades de reciclagem e capacitação”. Inclusive, no final de março último, a Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, tratou pessoalmente desse tema com o Ministro da Educação, Henrique Paim, em Brasília.

Curso de português tem conteúdo exclusivo

Tendo como orientador, o Professor-Tutor Marcelo Paiva, o curso de formação continuada à distância em português oficial foi realizado em convênio com o UnYLeYa, de Brasília, um projeto lançado pela LeYa, considerado um dos maiores grupos editoriais de língua portuguesa, com forte presença em Portugal e no Brasil e grande experiência no ensino à distância. Para o TCEMG, o curso apresentou algumas características exclusivas no portal do aluno, na plataforma de aprendizagem, no material didático e no conteúdo adaptado à necessidade de formação do Tribunal de Contas.

Os alunos tiveram acesso ao conteúdo básico do curso por meio de um livro virtual e diversos outros recursos interativos de mídia como textos, apostilas, artigos, videotecas, links de sítios da internet para leituras de aprofundamento, interação com outros alunos nos fóruns de discussão e tutoria individualizada. Entre os temas abordados, estiveram o uso adequado da linguagem em instituições públicas e privadas; expressões e vocabulário; erros gramaticais comuns; crase; regência nominal e verbal; concordância nominal e verbal; pontuação; pronome; e novo acordo ortográfico. Na quinta e sexta semana de aulas, o foco principal foi o português jurídico, com abordagem sobre as expressões e o vocabulário da linguagem jurídica; erros de preciosismo, rebuscamento ou coloquialismo; padronizações e atos normativos; a importância da linguagem na atividade jurídica e o esclarecimento de dúvidas comuns no uso de expressões jurídicas. Foram realizadas duas avaliações obrigatórias uma na terceira semana de curso e a outra pouco antes do encerramento.