Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Jornada de Contabilidade Pública aborda fiscalização da administração indireta em encerramento

28/09/2022

(Foto: Thiago Rios Gomes)

Uma aula sobre Direito Administrativo abriu o último dia da VIII Jornada de Contabilidade Pública, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o Conselho Regional de Contabilidade e a Associação Mineira de Contadores Públicos hoje, 28 de setembro. O superintendente de Controle Externo do TCE, Pedro Henrique Magalhães, falou sobre a atuação do Controle Externo na Administração Indireta nos municípios.

Pedro apresentou as figuras principais da administração pública e afirmou que, além das autarquias, fundações, empresas públicas e as sociedades de economia mista, dispostas pelo Decreto-Lei 200/67, há também os consórcios públicos, fundos públicos, concessionárias, agências reguladoras e as organizações de sociedade civil, ligadas à administra indireta.
Os tribunais de contas têm o papel de fiscalizar também essas entidades, como prevê o artigo 70 da Constituição Federal: “Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos...”.

Encerrando a manhã de palestras, o assessor da presidência do Tribunal de Contas mineiro, Marconi Braga, falou sobre Controle com Desenvolvimento na Administração Pública: Tópicos Relevantes na Relação do TCEMG e os Municípios. Marconi ressaltou as mudanças na administração pública durante os anos e lembrou como a pandemia de Covid-19 alterou a forma de gerenciar não só os municípios, como também em outras entidades públicas. O Controle vem amadurecendo, assim como a Administração Pública. Estamos passando para um novo formato, um novo olhar, em que os tribunais de contas estão dando para a administração pública, abertos a mais dialógicos, ouvindo mais, mais prospectivos, que atuem e façam ações fiscalizatórias preventivas e também pedagógicas. Como nossos avós e nossos pais já diriam ‘Prevenir e melhor que remediar’”, brincou.

Entre as duas apresentações, o evento também recebeu o controlador geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, para falar sobre a implantação da Matriz de Riscos na Administração Pública Municipal. Rodrigo relembrou que o tema é importante para todos os administradores públicos, já que é uma novidade, principalmente depois que a Nova Lei de Licitações e Contratos número 14.133 entrou em vigor.

Ainda na parte da manhã, o presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT), Gustavo Nassif, abordou o assunto Transparência Pública e Governos Abertos.

Na parte da tarde, a Jornada vai receber o perito criminal federal Rafael Lima, para falar sobre Controle Social: Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro; e o analista de Controle Externo do TCEMG, Woshington Carlos Nunes Batista, para debater sobre a implantação e operacionalização do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) nos municípios.

O evento acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, no auditório Vivaldi Moreira, do Tribunal, e recebeu contadores, auxiliares contábeis, estudantes e servidores públicos em geral.

Assista na íntegra as apresentações aqui.


Fred La Rocca / Coordenadoria de Jornalismo e Redação