Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Jornadas Científicas iniciam no dia 31 de março

11/03/2015

O Instituto Rui Barbosa – IRB, em parceria com os Tribunais de Contas do Brasil, visando o aperfeiçoamento contínuo das atividades dos TC’s, realizará, a partir do dia 31 de março, as Jornadas Científicas do IRB – programa de capacitação em temas de interesse do Controle Externo.

Destinadas a capacitação de membros e servidores dos tribunais de contas brasileiros, as aulas terão uma carga horária de quatro horas e serão realizadas, preferencialmente, às segundas ou sextas-feiras, na sede dos TCs brasileiros.

Os conselheiros e representantes dos tribunais que participaram da última Assembleia Geral do IRB, em 9 de fevereiro, na sede do TCEMG, sugeriram que cada Tribunal adotasse uma temática, que foram enviadas aos presidentes das cortes por e-mail, através do Ofício - Nº47, no dia 12 de fevereiro.

O Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Conselheiro Sebastião Helvecio destaca que o IRB pretende atravessar as paredes de cada TC onde serão oferecidas as capacitações.  “Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas na sessão videoteca do nosso portal, dessa forma possibilitamos que o maior número de membros e servidores sejam atingidos e, também, capacitados” reforça Helvecio.

Primeira capacitação será no TCERS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul – TCERS será o ponto de partida das Jornadas Científicas do IRB. O evento tem data marcada para o dia 31 de março e abordará o tema: Controle e Tarifas de Transporte Público. Além do TCERS, outros seis tribunais definiram seu tema e um deles a data: TCESP – Eficiência da Gestão e Indicadores (9/11); TCECE – Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público; TCEES – Controle e Previdência Social; TCERO – Licitações Sustentáveis; TCMCE – Transparência e Controle Social; TCMBA – Contas de Governo e Contas de Gestão. 

O Presidente do IRB relembra que 2015 será um ano para manter a cooperação mútua entre os TCs, “o Instituto Rui Barbosa – a casa do conhecimento dos 34 Tribunais brasileiros – conta com a inestimável colaboração de todas respeitáveis Cortes de Contas para a realização e o sucesso desse trabalho”. O Conselheiro pede ainda que todos os TCs, que ainda não responderam ao ofício, entrem em contato com o IRB, o quanto antes, informando a temática e a data que tem interesse em apresentar para que o IRB estruture o seu calendário anual e inicie os preparativos para a realização dos trabalhos.