Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

José Alves Viana toma posse como Conselheiro do TCE

01/08/2012

O Conselheiro José Alves Viana ao ser empossado pelo Conselheiro Presidente do TCEMG, Wanderley Ávila
“Doutor Viana, um homem de bem”. Com esta afirmação, o Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, sintetizou as qualidades morais, éticas e a capacidade de liderança de José Alves Viana, na solenidade de posse do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, realizada no auditório Vivaldi Moreira, nesta quarta-feira (1º/08/2012).

Conduzida pelo Presidente do TCEMG, Conselheiro Wanderley Ávila, a cerimônia também contou com a presença do Vice-Governador Alberto Pinto Coelho; do Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro; do Desembargador Alvimar de Ávila, representando o Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Joaquim Herculano Rodrigues; do Procurador geral adjunto jurídico Geraldo FlávioVasques, representando o Procurador Geral de Justiça, Alceu José Torres Marques; do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Antônio Carlos Cruvinel; da Controladora Geral do Município de Belo Horizonte, Cristiana Fortini, representando o Prefeito Márcio Lacerda; a Defensora Pública Geral, em exercício, Ana Cláudia da Silva Alexandre; secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos municipais e vereadores, dentre outras autoridades.

O novo Conselheiro foi nomeado pelo governador mineiro depois de ser escolhido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais para assumir a vaga do ex-conselheiro Antônio Carlos Andrada, que renunciou ao cargo no último dia 16 de maio. Durante a cerimônia de posse, o Conselheiro José AlvesViana foi homenageado com o Colar do Mérito da Corte de Contas “José Maria de Alkmim”.

Juramento e posse

Antes de ser empossado pelo Conselheiro Presidente, Wanderley Ávila, José Alves Viana fez a leitura do juramento: “prometo desempenhar, com independência e exatidão, as atribuições do meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e as leis do meu país”.

Pronunciamentos

“Que Vossa Excelência possa empreender no TCEMG, tão brilhante carreira como na vida pessoal e pública que o trouxe até aqui.”(Procurador do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco Correa de Mello, ao dar as boas vindas ao Conselheiro José Alves Viana, em nome dos procuradores do MP junto ao Tribunal de Contas).

“Hoje ganhamos reforço importante para o cumprimento dessa tarefa: o discernimento, a experiência e o conhecimento do Conselheiro José AlvesViana que, na condição de médico, bem sabe da importância da medicina preventiva para evitar o surgimento das moléstias.” (Auditor Gilberto Pinto Monteiro Diniz, ao se pronunciar em nome dos Auditores do TCEMG, e enfatizar que a função de controle externo desempenhada pelo Tribunal de Contas torna-se mais abrangente e mais ambiciosa quando assume o caráter pedagógico e o aspecto de prevenção dos problemas, assim como busca a medicina).

“Assumo hoje e aceito o cargo de Conselheiro do TCEMG, não como uma profissão, mas como uma honrosa e sublime missão, que me cobra e exige muita responsabilidade.(...)Chego para trabalhar, pois o meu projeto é de trabalho e não de poder. Mais que a honra do cargo é a responsabilidade que o trabalho exige.” (Conselheiro José Alves Viana, ao agradecer as homenagens em seu discurso de posse no TCEMG).

“Sua experiência pública aliada à sua temperança e à sua serenidade serão elementos enriquecedores para os nossos trabalhos. Sendo pleno conhecedor da realidade dos municípios mineiros, o novo Conselheiro é uma aquisição virtuosa, não se esquecendo da sua capacidade acadêmica e intelectual.” (Presidente do TCEMG, Conselheiro Wanderley Ávila, depois de citar Guimarães Rosa para enfatizar a grandeza de caráter do Conselheiro José Alves Viana, que “saiu do sertão alagoano, mais precisamente de Água Branca, para Minas Gerais, onde trilhou sua jornada profissional e política”

Vida Profissional e Política

José Alves Viana nasceu em Água Branca, Alagoas, em 10 de abril de 1949, mas chegou ainda jovem à cidade mineira de Curvelo, onde estudou na Escola Bolivar de Freitas. Em Montes Claros, cursou e formou-se com distinção, em 1975, no curso de Medicina e deu aulas de Biologia no Colégio Imaculada Conceição. Logo após, mudou-se para Nova Lima e trabalhou como pediatra e anestesiologista durante três anos na cidade e também em Belo Horizonte. Em 1978, retornou ao município de Curvelo, onde trabalhou nos Hospitais Santo Antônio e Imaculada Conceição.

A carreira política começou em 1982, quando José Alves Viana, conhecido como o Doutor Viana, candidatou-se a vereador e obteve a maior votação proporcional de um vereador no município de Curvelo até aquela data. De 1983 a 1985, foi vice-presidente da Câmara Municipal de Curvelo e, em 1988, foi eleito prefeito de Curvelo, cargo que ocupou até 1992.

Em 1991, presidiu a Associação dos Municípios do Médio Rio das Velhas –Amev e em 1998 elegeu-se deputado estadual, ingressando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 1º de fevereiro de 1999, onde cumpriu quatro mandatos, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente, de 1º de fevereiro de 2007 até 1º de janeiro de 2011, e de Presidente até 31 de janeiro de 2011.

Ainda na ALMG, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Financeiro (2001), das Comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial (2003-2004), de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (2005-2006) e de Ética e Decoro Parlamentar (2012). Sua atuação política foi direcionada principalmente à apresentação de projetos em defesa da saúde, do funcionalismo público, do consumidor, do desenvolvimento do esporte e de uma educação de qualidade, do turismo e da agropecuária, entre outros.