Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Juiz de Fora recebe encontro técnico do Tribunal de Contas

24/04/2012


Representantes do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado estiveram em Juiz de Fora, na Zona da Mata, nesta terça-feira, dia 24, apresentando uma série de palestras sobre cuidados que as gestões públicas precisam ter nesse último ano de mandato. O debate faz parte da edição 2012 do Encontro Técnico promovido pelo TCEMG, por intermédio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. Antes de Juiz de Fora, outras três cidades do interior já haviam sediado o encontro técnico: Poços de Caldas, Lavras e Uberaba. Até junho, outras quatro cidades recebem o evento: Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares e Belo Horizonte.

Para o Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, a realização destes encontros técnicos é uma demonstração do esforço do Órgão para se fazer presente em todo o Estado. “Este contato mais próximo com os jurisdicionados é uma troca de experiências e informações. O TCEMG traz muitas novidades, mas também aprende muito. Além disto, facilitamos o acesso dos jurisdicionados estando em várias regiões do Estado”, disse ele.

O vice-prefeito de Juiz de Fora, Eduardo de Freitas, disse que é um orgulho para a cidade receber um evento desta importância, ressaltando a iniciativa do TCEMG de levar às cidades do interior o seu conhecimento. “Descentralizar é isso: aproximar este órgão tão importante para a democracia das regiões de Minas. Zona da Mata não poderia ficar de fora e é uma honra para Juiz de Fora recebê-los”, afirmou ele.

Criado em 2010, o programa tem como finalidade contribuir para a efetividade da gestão de recursos públicos estaduais e municipais, através da capacitação dos agentes públicos. Para o Presidente do TCEMG, os encontros são “altamente democráticos e pedagógicos”. “Nós queremos bons governos e o Tribunal pode ajudar nisso, orientando e trazendo experiências para que os gestores alcancem bons resultados, sempre visando a boa gestão pública”, disse, durante a abertura.

O encontro técnico foi dividido em três grandes painéis: Licitações de Obras Públicas, ministrado pelos técnicos do TCEMG Sílvia Costa Ribeiro, Washington Andries Filho e Sandro Miguez; Parceiros Institucionais, Agentes Políticos e Sicom, ministrado pelo procurador da Assembleia Legislativa, Bruno de Oliveira e pelos técnicos Ana Elisa de Oliveira e Elizabeth Queiroz e LRF e a Interface com a Lei Eleitoral, ministrado pelos técnicos Carlos Alberto Nunes Borges e Márcio Ferreira Kelles. A coordenadora da Escola de Contas, Marília Diniz, falou sobre o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), instrumento criado pelo TCEMG recentemente e a coordenadora da Secretaria da Ouvidoria, Carla Tângari, falou sobre a Ouvidoria, também implantada há pouco tempo.
Participaram do encontro, além das autoridades já citadas, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Carlos Bonifácio, o prefeito de Mar de Espanha e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião Vale Paraibuna (Ampar), Marcílio Pacheco e o diretor da Escola de Contas, Gustavo Nassif.