Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Lançada a última edição de 2010 da Revista do TCE

16/12/2010

Na capa da Revista, o escritor mineiro homenageado: Agripa Vasconcelos.A última edição de 2010, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro da Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foi lançada na sessão plenária desta quarta-feira (15/12) pelo Vice-Presidente do TCEMG e Diretor da Revista, Conselheiro Antônio Carlos Andrada. A foto do escritor Agripa Vasconcelos na capa do periódico dá sequência ao ciclo de homenagens prestadas neste ano a notáveis escritores mineiros.

Na seção “Entrevista” desta edição, o professor José Joaquim Gomes Canotilho destaca a importância do Tribunal de Contas como instância dinamizadora do princípio republicano e o professor José dos Santos Carvalho Filho admite a possibilidade de pessoa jurídica de direito privado exercer poder de polícia fiscalizatória.

Nas páginas destinadas às notícias do TCE, mereceram destaque as ações pedagógicas promovidas pelo Tribunal de Contas durante a Semana Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas para os Estados e Municípios que reuniu 1348 participantes, o acompanhamento conjunto e sistematizado das Contas Governamentais de 2010, a participação do TCEMG na edição inaugural da Revista Técnica dos Tribunais de Contas do Brasil lançada pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e a primeira remessa de informações pelos jurisdicionados utilizando o Sicop¬Sistema de Controle de Licitações, Contratos, Convênios, Adiantamentos e Prestações de Contas.

Cinco artigos integram o capítulo dedicado à “Doutrina” e 16 itens relevantes do último trimestre constam da seção de “Pareceres e decisões” do Tribunal. Também foram destacados o trabalho de direito comparado de autoria do advogado, professor de Direito Administrativo em Buenos Aires e Secretário do Juízo Nacional de Primeira Instância no Contencioso Administrativo Federal da Argentina, Santiago Carrillo, intitulado “La impugnación de actos administrativos en el procedimiento de selección del contratista em La República Argentina” e a seção “Comentando a Jurisprudência” que publica trabalho da mestre em Direito Público e técnica de controle externo do TCEMG, Juliana Mara Marchesani, sobre o falecimento do gestor público e a sua reprecussão nos processos do Tribunal de Contas mineiro.

Criada em dezembro de 1983, a Revista do TCE tem periodicidade trimestral e objetiva divulgar atos, pareceres e decisões do TCEMG que orientem os jurisdicionados quanto à aplicação dos recursos públicos. São também publicadas doutrinas jurídicas destinadas a estimular o debate acadêmico. A versão eletrônica da publicação, na íntegra, está disponível no link “Revista”, localizado na coluna da direita do portal www.tce.mg.gov.br.

Agripa de Vasconcelos

O médico, escritor e poeta Agripa de Vasconcelos nasceu em Matozinhos, Minas Gerais, no dia 12 de abril de 1896, e faleceu em Belo Horizonte, no dia 20 de janeiro de 1969. Dedicou-se à medicina em várias cidades mineiras e no Recife, exercendo a profissão como clínico-geral, obstetra e cirurgião.

No texto de apresentação da Revista do TCE, intitulado “Agripa Vasconcelos¬realidade e fantasia”, a autora Yeda Prates Bernis salienta que “para ele, a Medicina ‘é írmã gêmea da filosofia’, pois que ali imperam a observação e a razão”.

Agripa Vasconcelos é considerado um dos maiores escritores e poetas de Minas. Foi membro da Academia Mineira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de MG e do Instituto Histórico de Ouro Preto. Sua coleção Saga do País das Gerais colocou-o entre os maiores escritores de seu tempo.