Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Licitação para manutenção dos abrigos de passageiros de ônibus em BH é suspensa pelo TCE

12/11/2015

O edital de licitação para contratação de empresa prestadora de serviços de manutenção dos abrigos de passageiros no Município de Belo Horizonte foi suspenso hoje, (12/11/15), pelo Colegiado da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), referendando a decisão monocrática do Conselheiro Substituto Hamilton Coelho (processo nº 965.767).

Por meio da análise de uma Denúncia, os técnicos do Tribunal verificaram uma falha no edital de Concorrência Pública n.º 08/2015 da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Uma cláusula referente à capacitação e idoneidade técnica dos licitantes não estava sendo objetiva na definição do tipo de mobiliário urbano exigido para comprovar a execução prévia de obras compatíveis com o contrato.

De acordo com o voto, o conceito de “mobiliário urbano” descrito no item 3.4.2.1 do edital está amplo. “Quanto ao tipo de mobiliários urbanos serão considerados estações e abrigos de passageiros de ônibus, bancos, relógios, entre outros de natureza semelhante”. Segundo o Relator Hamilton Coelho, o item alcançou, na ocasião do julgamento da habilitação, além de “bancos” e “relógios”, também, gradis e bancas de revistas. No entendimento do Conselheiro, a omissão pode ter comprometido a ampla participação e a isonomia do certame pela inabilitação de potencial fornecedor.

Determinação

O Secretário Municipal de Serviços Urbanos do Município de Belo Horizonte, Pier Giorgio Senesi Filho, e os membros da Comissão Permanente de Licitação da BHTrans, Mariana Ferreira da Silva, Ana Paula Heckler, Leonardo Hideki Okano e Débora Nery Schwarcz foram intimados para comprovarem, em cinco dias, a suspensão do certame. Eles devem enviar prova da publicação do ato ao Tribunal, sob pena de multa diária no valor de R$500,00 ao Secretário Municipal e de R$250,00 aos membros da Comissão Permanente de Licitação.

______________________________________________________________________________

Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação