Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Mais de 100 pessoas em Guaxupé recebem aula sobre a ferramenta Na Ponta do Lápis

31/08/2018

O assessor da Diretoria-Geral Paulo Vicente Guimarães durante apresentação do Programa Na Ponta do Lápis aos secretários municipais de educação e outros profissionais da área.

 

O município de Guaxupé, localizado no sul de Minas, recebeu, nos dias 21 e 22 de agosto, representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) para apresentação do "Projeto Conhecer na Escola" e capacitação sobre o aplicativo "Na Ponta do Lápis". Eles atenderam a um convite da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG) que teve como objetivo capacitar os secretários municipais de educação e outros profissionais interessados sobre o uso da ferramenta criada pelo TCE. Além deles, diretores das escolas dos municípios membros da AMOG e alunos da Escola Municipal Barão de Guaxupé também receberam uma aula sobre o aplicativo.

A primeira parte da visita ocorreu na terça-feira, dia 21, na escola municipal. O assessor da Diretoria-Geral Paulo Vicente Guimarães conversou com 70 alunos do ensino fundamental sobre as principais funções do Tribunal de Contas. Temas como o papel da Corte de Contas na sociedade, a importância da participação do cidadão na fiscalização da administração pública e o Programa Na Ponta do Lápis também foram abordados na conversa. A analista de sistemas Giselle de Lourdes Silva foi a responsável por esclarecer as dúvidas da diretora Sandra Lúcia Lepiane Tauil e da secretária de Educação Sandra Costa, sobre o aplicativo. 

No dia seguinte, a capacitação sobre a ferramenta aconteceu na própria sede da AMOG com a participação de representantes de 13 municípios: Arceburgo, Areado, Bom Jesus, Cabo Verde, Guaranésia, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e Guaxupé. Secretários de educação, diretores das escolas e dois controladores internos também participaram, contabilizando 56 profissionais capacitados nessa visita.

As visitas às escolas fazem parte das iniciativas do Programa Na Ponta do Lápis, pelo qual o TCEMG priorizou a fiscalização da aplicação de recursos públicos na educação. Além de desenvolver o controle externo do ensino, o programa também tem ações educativas e de apoio aos gestores das políticas públicas.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação