Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Minas Gerais ganha destaque em resultado de pesquisa nacional de educação

29/06/2020

Foto: Karina Camargos Coutinho

O Estado de Minas Gerais se destacou nos resultados do estudo nacional “Educação que faz a diferença". O resultado do estudo foi apresentado na tarde desta quinta-feira (25 de junho) pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) em parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). O evento foi transmitido pelo canal oficial do IRB no Youtube. A pesquisa revelou que 11 municípios mineiros receberam o selo “bom percurso” na pesquisa, o que significa que suas redes de ensino fundamental apresentam “trajetórias bastante positivas, com avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos." Os municípios mineiros destacados foram: Andradas, Carmo do Paranaíba, Divinópolis, Itajubá, Itamarandiba, Lagoa Formosa, Machado, Nova Serrana, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e Sarzedo. Clique aqui e acesse o estudo na íntegra.

O estudo teve como objetivo reconhecer as redes que realizam um trabalho de destaque no ensino fundamental. Identificadas essas redes, o projeto documenta suas práticas pedagógicas e de gestão. A ideia é que elas sirvam de inspiração para outros municípios com resultados ainda não tão satisfatórios.

TCEMG

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) deu sua contribuição neste trabalho. O estudo foi feito por técnicos dos tribunais de contas do Brasil inteiro e isso incluiu o trabalho da corte de contas mineira.

O servidor Stelcio Messias na sede do TCEMG (Foto: Karina Camargos Coutinho)Os servidores Stélcio Messias Leandro Madeira e Jefferson Mendes Ramos fizeram o trabalho de campo em três municípios: no município de Machado, no período de 12 e 16 de agosto de 2019; em Prata, no período de 19 a 23 de agosto de 2019; e em São Sebastião do Paraíso no período de 26 e 29 de agosto de 2019. Esses municípios foram selecionados pelo IEDE com base em pesquisa e critérios pré-estabelecidos em dados fornecidos pelo Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os servidores estão lotados na 4ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios (CFM) do Tribunal de Contas.

De acordo com os resultados da pesquisa qualitativa, a rede municipal de Machado possui 6 escolas de Ensino Fundamental, sendo 3 rurais (com 286 matrículas) e 3 urbanas (com 827 matrículas), que atendem somente alunos dos anos iniciais. “Como um dos destaques da rede, é importante citar o papel atuante da diretora pedagógica da Secretaria, que realiza um processo bimestral de avaliação e monitoramento dos resultados de aprendizagem dos alunos, estimulando a correção dos desvios e adequação das práticas junto às unidades escolares”, apontou o estudo. Machado está a aproximadamente 381 quilômetros de distancia da capital. A principal atividade econômica do município é o cultivo do café.

Já a rede de São Sebastião do Paraíso possui 8 unidades de ensino urbanas de Ensino Fundamental e 4 rurais, que atendem, respectivamente, a 2.813 e 3.321 alunos. “A estrutura da Secretaria de Educação é a mesma há pelo menos 4 gestões, o que, segundo os entrevistados, garante a continuidade dos trabalhos. Na rede, há 9 assessores pedagógicos – um para cada série do Ensino Fundamental – que são responsáveis pela elaboração de avaliações bimestrais e por auxiliar as escolas para a melhoria de seus resultados”, sinalizou a pesquisa. São Sebastião do Paraíso está localizada a 337 quilômetros da cidade de São Paulo e a 400 quilômetros da capital Belo Horizonte. A principal atividade do município é a produção de café.

Pesquisa nacional

Os auditores de todos os tribunais de contas estiveram em 116 escolas de 69 redes de ensino municipais, além de 4 divisões regionais nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Em todas as redes, eles realizaram entrevistas com o secretário de Educação (e equipe técnica), professores, diretores, coordenadores pedagógicos e estudantes, além de observarem aulas.

Monitoramento da aprendizagem dos alunos e oferecimento de capacitação aos professores são algumas das práticas adotadas por 118 redes municipais de ensino em todo o Brasil reconhecidas pelo estudo “Educação que faz a Diferença”.

Cada uma das 118 redes recebeu um selo de qualidade, de acordo com o nível em que se encontra: excelência, bom percurso ou destaque estadual. Os selos foram criados para estabelecer parâmetros e levam em consideração os mesmos indicadores educacionais. O que os diferencia é o nível de exigência, sendo “excelência” o mais rigoroso de todos e, depois, “bom percurso”.


Redação e fotos: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)