Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ministério Público e Seplag destacam trabalho técnico do TCEMG

03/06/2013

Foto: Thiago Rios Gomes A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheira Adriene Andrade, transmitiu, na sessão plenária de quarta-feira (29/05), a manifestação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais em elogio e reconhecimento à Auditoria Operacional realizada pelo TCEMG nas Unidades de Conservação de Proteção Integral, referente ao Processo 872.163. O MP também destacou a dedicação de cada um dos servidores do TCEMG envolvidos no trabalho: Antonieta de Pádua Freire Jardim, Denise Maria Delgado, Isabella Kuschel Nagl, Janaína de Andrade Evangelista, Jaqueline Loures, Marcelo Vasconcellos Trivellato, Ryan Brwnner Lima Pereira e Valéria Afonso Dressler.

As auditorias operacionais são modalidades de trabalho que possuem algumas peculiaridades em relação às chamadas auditorias de conformidade. Sem prejuízo do exame da legalidade dos atos dos gestores responsáveis, as auditorias operacionais realizadas pelo TCEMG também apresentam sugestões e recomendações aos gestores para aprimoramento dos programas, projetos, atividades governamentais e o impacto de políticas públicas analisados, a partir das falhas apontadas. O trabalho ainda inclui o monitoramento e acompanhamento das correções e dos novos resultados, sempre procurando avaliar a eficiência, a eficácia, a efetividade e a economicidade das ações desenvolvidas pelos programas.

Elogios da Seplag

Durante a sessão plenária, a Conselheira Presidente, Adriene Andrade, ainda registrou a manifestação da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que agradeceu à Corte de Contas pela contribuição dada à Seplag e à “melhoria da governança em nosso Estado, na pessoa da servidora Valéria Fernandes da Silva, Coordenadora da 3ª Coordenadoria de Fiscalização Estadual”.

A convite da Seplag, a Coordenadora Valéria prestou vários esclarecimentos e orientações, considerados essenciais ao trabalho de redução do estoque de processos relacionados à prestação de contas de convênios, iniciado por uma comissão especialmente constituída por técnicos, pela assessoria jurídica e chefias de gabinete da Secretaria. As principais dúvidas referiam-se a questões operacionais, à cobrança administrativa após mudanças no rito processual, à formação das comissões encarregadas das tomadas de contas especiais e aos últimos entendimentos do TCEMG sobre o assunto. A 3ª CFE coordenada por Valéria é responsável pela fiscalização de grande número de processos que envolvem recursos elevados, como os convênios e transferências de fundo a fundo, mobilizados por unidades expressivas como as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social.

Competência

A Conselheira Presidente, Adriene Andrade, enfatizou que as “manifestações, tanto do MP quanto da Seplag, só vêm a confirmar o alto grau de competência dos servidores da Casa, em especial àqueles que tanto contribuem na área técnica, em suas respectivas funções”.