Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Na Ponta do Lápis é apresentado em Bom Despacho

05/05/2017

A assessora Naila Mourthé falou aos prefeitos da Região de Bom Despacho (Foto: Prefeitura Municipal de Bom Despacho)A assessora da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Naila Mourthé, apresentou, no dia 4/5/2017, o projeto “Na ponta do lápis: a Escola na formação, o Tribunal na fiscalização”, no Seminário Mineiro de Tecnologia e Gestão Pública, realizado em Bom Despacho (Região Central Mineira). Prefeitos, secretários e lideranças políticas estavam presentes no encontro.

De acordo com a assessora, essa foi a primeira apresentação pública do projeto e teve como público-alvo os prefeitos da região. “A aceitação dos prefeitos foi extremamente positiva. Vários gestores sinalizaram interesse em fazer um piloto de algumas ações do Tribunal”, comemorou Naila.

O seminário teve como objetivo apresentar soluções tecnológicas para a modernização dos processos nas cidades, visando economizar recursos e, principalmente, ofertar serviços mais eficientes para a população, conforme informações da Associação Mineira de Municípios (AMM), uma das apoiadoras do evento. Neste sentido, a assessora contou que o Tribunal de Contas foi convidado a falar sobre sua ferramenta de gestão voltada para a área da Educação, que recebeu o nome de “Na Ponta do Lápis”. Segundo ela, a ferramenta tecnológica irá oferecer aos secretários de Educação dos 853 municípios mineiros um mapa das instituições escolares que exigem mais atenção.

Público presente no evento (Foto: Prefeitura Municipal de Bom Despacho)O projeto Na Ponta do Lápis, criado pelo TCEMG, é voltado para o controle da educação pública. O atual presidente do TCE mineiro, conselheiro Cláudio Couto Terrão, afirmou que ele é “um dos pilares do biênio 2017/2018”.

O encontro foi iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Consórcio de Municípios do Alto São Francisco (Comasf) e Prefeitura de Bom Despacho. Ele contou com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Associação Mineira de Municípios (AMM) e Associação de Municípios da Macrorregião do Alto São Francisco (Amasf).


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação