Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Na Ponta do Lápis é divulgado em projeto de interiorização da AMM

03/10/2017

O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) esteve presente em mais uma etapa do “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”. No dia 29 de setembro, a cidade de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas Gerais, a servidora Júnia Lacerda representou o TCE para divulgar o projeto e o aplicativo Na Ponta do Lápis e explicar as 3 vertentes: formação, fiscalização e gestão.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, declarou Júnia, citando o educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire. “Quando se fala em educação é preciso retornar à Grécia Antiga e invocar Aristóteles, o pai da ética, já que a virtude ética é adquirida por quem a ensinou. Nesse processo de desenvolvimento da criança e do jovem a figura do professor é essencial. Cabe a ele, como educador, trabalhar com os alunos os valores morais, comportamentos, atitudes”, completou a servidora lotada no Escritório de Planejamento Estratégico.

No biênio 2017-2018, gestão do presidente, conselheiro Cláudio Terrão, o TCE mineiro tem priorizado o controle da educação pública para auxiliar no cumprimento das 20 metas do Plano Nacional da Educação (PNE). O TCE fará o monitoramento e a avaliação das atuações dos jurisdicionados.

Júnia Lacerda falou ainda sobre o aplicativo Na Ponta do Lápis, ressaltando a importância da ferramenta de gestão para elaboração de diagnóstico e acompanhamento da situação das escolas pelos gestores. Explicou, ainda, o projeto-piloto, que foi desenvolvido no município de Sabará. Algumas pessoas baixaram o software durante a palestra.

O “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões” é realizado pela Associação Mineira de Municípios e tem o intuito de aproximar e unir os municípios mineiros, promovendo momento de capacitação e debate político voltado para as causas municipalistas e bandeiras locais. Além do Tribunal de Contas de Minas Gerais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG); Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/MG) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/MG); Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP/MG); Cosems/MG; OAB/MG; e ainda, com o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas também são parceiros desse programa.