Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Na Ponta do Lápis presente em mais duas escolas de Belo Horizonte

24/08/2018

Em mais uma ação do programa do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) "Na Ponta do Lápis - Vertente formação", a equipe de servidores da Corte mineira visitou duas escolas estaduais de Belo Horizonte, nessa quinta-feira, 23/08/2018. Direção, coordenação, professores e alunos dos colégios Ursulina de Andrade Melo (turno da manhã) e Odilon Behrens (turno da tarde) receberam uma aula sobre o aplicativo, que leva o mesmo nome do programa e foi desenvolvido pelo TCE, permitindo aos pais, alunos e comunidades denunciar o mau uso do dinheiro público em escolas.

A diretora da escola Ursulina de Andrade Melo, Graça Soares Martins, abriu os portões para a equipe do TCEMG e com a ajuda do vice-diretor, Carlos Sérgio Fernando Fonseca, apresentou cada espaço administrado pelos dois. Graça, que entrou na instituição como interventora, compartilhou ter presenciado muitos problemas de desentendimentos e fofocas entre pais, professores e a direção da escola. A partir disso, ela começou a usar a parábola das “Três Peneiras de Socrates” quando algum desafeto ocorria. As ocorrências passaram a diminuir todas as vezes que ela questionava as pessoas envolvidas se o que ela trazia era verdade, se era algo bom e por último, se tinha necessidade de ser compartilhado.

A servidora Sissi Dalila Sales Cardoso foi a responsável por bater um papo sobre corrupção e apresentar a ferramenta digital a duas turmas do 1º ano do ensino médio. Já com os professores, a incumbência ficou para a assessora da Presidência do TCEMG, Naila Garcia Mourthé, que pontuou a importância sobre a participação de cada um para que o app exerça sua real função que é promover a melhoria no sistema de educação pública.

À tarde, o assessor da Diretoria-Geral, Paulo Vicente Guimarães teve um momento com os alunos da E. E. Odilon Behrens. Os adolescentes de duas turmas do 9º ano foram questionados sobre o que eles poderiam melhorar na escola. Em seguida, assim como os alunos do primeiro colégio, assistiram a um vídeo de animação que trata da corrupção de forma lúdica e depois ouviram uma palestra sobre o tema.

A analista de sistemas Gisele de Lourdes apresentou para os diretores das duas escolas as funcionalidades do aplicativo Na Ponta do Lápis, como por exemplo: responder a questionários, enviar sugestões, fazer relatos e até fotografar problemas que encontrarem nas escolas. Os alunos também receberam material de divulgação e foram incentivados a contar para as pessoas como o aplicativo pode ajudar na melhoria do ensino público em Minas Gerais.

As servidoras Simone Cristina de Oliveira, Junia Caldeira de Souza Lacerda, Sandra Maria Gontijo e Rafaela Alvarenga Figueiredo também estivem presentes nas visitas.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação