Siga-nos nas redes sociais:

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Participação da sociedade ganha força em seminário sobre controle das contas públicas

13/06/2011

O “Seminário Controle Interno e Externo – Transparência e Responsabilidade na Gestão Pública”, realizado, hoje (13/06), pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado, teve como consenso a importância da participação do cidadão na administração e aplicação dos recursos públicos. Na sua conferência, intitulada “A Transparência como Instrumento da Democracia”, a Ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia Antunes Rocha, defendeu que nenhum comportamento público é aceitável sem ética e estendeu a responsabilidade de aplica-la ao cidadão comum. “Nós queremos ética, eficiência e eficácia, jurídica e social de nossos governantes e instituições, mas é preciso que o cidadão seja corresponsável dessa atitude”.

O Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, abriu o evento enfatizando que o Controle Externo exercido pelo Tribunal de Contas tem como parceiros o Controle Interno – aquele realizado pela própria entidade - e o controle exercido pela sociedade. O Presidente salientou ser uma honra receber personalidades notáveis como a Ministra Carmem Lúcia e o Governador Antônio Anastasia, “que proporcionou um impulso extraordinário em nosso Estado nas ações de controle, facilitando e fortalecendo o trabalho do Tribunal”. Andrada acrescentou que a Ministra Carmen Lúcia também tem uma longa jornada de serviços prestados ao Estado, sendo “um presente de Minas à Suprema Corte”.

O Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Moacyr Lobato de Campos Filho, disse, em seu pronunciamento, que “transparência, como princípio, norte, prioridade de gestão, e, sobretudo, ação administrativa e pratica cotidiana, é tarefa duradoura e, quem sabe, perene, postulada a exigir compromisso e vigilância.”

O Governador Anastasia reiterou a preocupação da Ministra Carmen Lúcia sobre a participação cidadã na administração pública. “O poder público não consegue reverter sozinho todas as mazelas que temos e se não houver a efetiva participação do cidadão nós teremos muitas dificuldades.”
Na cerimônia, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o TCE-MG e a CGE com o objetivo de realizar a qualificação profissional de seus servidores, por meio da participação em cursos, palestras, seminários e outros eventos afins.

Estiveram presentes à solenidade, também, o chefe da Controladoria Regional da União em MG, Luiz Alberto Sanabio Freesz; Secretário de Controle Externo do TCU em MG, José Reinaldo da Motta; a Defensora Pública Geral do Estado, Andréa Tonet; o Presidente da OAB-Seção MG, Luiz Cláudio Chaves; conselheiros, auditores e procuradores do TCE-MG.

O Seminário teve a participação de representantes e técnicos da Advocacia Geral do Estado, do Conselho de Ética Pública do Estado de MG, das Controladorias Gerais da União em BH e do Município de BH, da Defensoria Pública, do Ministério Público Estadual, da Ouvidoria do Estado, da OAB, do Tribunal de Justiça, da Secretaria do TCU em BH e dos dois órgãos organizadores do evento: o TCE-MG, responsável pelo exercício do controle externo, e a CGE, responsável pelo controle interno.

Programação

Após a Conferência da Ministra Carmen Lúcia, foram realizadas quatro palestras, começando pela do Auditor do TCE-MG, Licurgo Joseph Mourão de Oliveira, sobre o tema “Transparência e Serviços de Publicidade: a atuação do controle e a independência do sufrágio”, tendo como presidente da mesa, o Promotor de Justiça do MPE, Edson de Resende Castro, e como debatedor, o Controlador Geral Adjunto, Juliano Fisicaro Borges.

O palestrante e professor Luciano Ferraz focalizou o tema intitulado “Termo de Ajustamento de Gestão”, tendo como presidente da mesa, o chefe da Controladoria Regional da União em MG, Luiz Alberto Sanabio Freesz, e como debatedor, o Subcontrolador de Correição Administrativa, Robson Lucas da Silva.

As duas palestras que encerraram o Seminário foram da Secretária de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, sobre “Estado em Rede e Transparência”, tendo como presidente da mesa, o deputado estadual José de Freitas Maia e, como debatedor, o Procurador Geral do Ministério Público junto ao TCE-MG, Glaydson Santo Soprani Massaria; e depois, do Secretário Geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco, sobre “controle social”, tendo como presidente da mesa o Conselheiro do TCEMG, Cláudio Couto Terrão.