Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Novembro é o mês da prevenção ao câncer de próstata

05/11/2013

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) aderiu ao movimento internacional Novembro Azul, que busca conscientizar a sociedade sobre as grandes ameaças à saúde do homem. O principal alvo é o câncer de próstata, uma doença que pode matar, mas não apresenta sintomas na fase inicial, quando as chances de cura são maiores. A iniciativa veio após a adesão da Instituição ao Outubro Rosa, que conscientizou sobre o câncer de mama. Os edifícios do TCEMG, na Capital, permanecerão iluminados com a cor azul por todo o mês. O Portal na Internet e a Intranet também serão apresentados na cor da campanha. De acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), os servidores que ausentarem do expediente para realizar exames preventivos poderão ser abonados do registro de ponto.

No Brasil, o Novembro Azul é promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo dos médicos é alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo os especialistas, se o tumor maligno for descoberto no início da doença, por meio do toque retal e do exame do PSA, a chance de cura é de 90%. Todos os anos, cerca de 60 mil novos casos desse câncer são registrados no país, superando a incidência de câncer de mama, que é em torno de 52 mil novos casos por ano.  A SBU divulgou que 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados tardiamente, fato em grande parte responsável pela mortalidade. “Um em cada seis homens terá câncer de próstata e um em cada 36 morrerá da doença”, afirmou o presidente da SBU Aguinaldo Nardi, para o Portal da entidade. Apesar do perigo da demora, as entidades promotoras do Novembro Azul concordam que a detecção do tumor pelo toque retal, durante o exame clínico, ainda é vista pelos pacientes com preconceito.

O movimento Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, e tem como símbolo um bigode. Além do câncer de próstata, outras doenças que afetam os homens são temas das campanhas de conscientização, como câncer de testículos, depressão e diabetes. Este ano, a campanha brasileira será realizada com iluminação de pontos turísticos e distribuição de panfletos em várias cidades. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e o Congresso Nacional, em Brasília, já receberam iluminação azul. Os estádios onde acontecem jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol são locais escolhidos para a panfletagem, que tem o slogan “Um toque, um drible”. Recentemente, a SBU propôs aos parlamentares a criação de Centros de Referência em Saúde do Homem, que receberiam pacientes encaminhados pelo Programa de Saúde da Família. A ideia agilizaria o atendimento, como aconteceu quando foram criados os centros da mulher.