Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Novo sistema de triagem do Tribunal irá economizar tempo e dinheiro

16/03/2015

O Secretário-Geral do TCEMG, Luís Emílio NavesO cidadão que procurar o Tribunal de Contas para protocolizar uma denúncia ou para qualquer outro tipo de solicitação terá resposta mais rápida do seu pedido. Isso porque o Tribunal de Contas está implantando novo núcleo de triagem em seu protocolo, formado por equipe multidisciplinar composta de advogados, contadores, administradores e economistas, que farão análise técnica imediata dos pedidos para o devido encaminhamento.

A ideia é reduzir o fluxo de documentos com tendência a não gerar repercussão técnica no Tribunal e impedir que muitos pedidos com elementos insuficientes virem processos. “Nem todo documento que chega para nós é de competência do Tribunal”, ponderou o Secretário-Geral da Presidência, Luís Emilio Naves. Para o Secretário, a tendência é que, com a devida orientação no atendimento, só entrarão documentos viáveis e relacionados com as competências do TCEMG. No modelo anterior, quem fazia esta triagem era a Secretaria da Presidência, depois que os documentos já haviam passado pelo protocolo.

O Coordenador de Protocolo, Robson Eugênio PiresCom a mudança, dúvidas poderão ser esclarecidas no momento do atendimento, conferindo rapidez à resposta dos pedidos e gerando economia. Além disso, haverá diminuição do fluxo de processos.

 O Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Sebastião Helvecio, considera que é positiva a mudança na forma de encarar o fluxo de processos dentro do Tribunal e que as melhorias no sistema de triagem irão trazer benefícios para as decisões. “Se um processo não estiver em condições de ser autuado, ele irá voltar, e o cidadão vai complementá-lo. Quando estiver certo, ele voltará a apresentá-lo. Isso evita que, depois do processo autuado, o Tribunal não tenha que ficar correndo atrás das pessoas para tornar aquele processo em condições de ser julgado”, completou. O Presidente também informou que o núcleo de triagem seguirá as normas que obedecem as tratativas do arquivo nacional.

O remanejamento dos setores relacionados ao atendimento ao cidadão e jurisdicionados também foi feito nos prédios do TCEMG com o objetivo de facilitar e unificar todos os serviços em um só local.

 O Conselheiro Presidente do TCEMG, Sebastião Helvecio