Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Novo sistema informatizado vai agilizar análise de prestações de contas municipais

17/09/2009

À esquerda, Conselheiro-Presidente Wanderley Ávila; à direita o Procurador Cláudio TerrãoO Presidente Wanderley Ávila assinou hoje com o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Conselheiro Walter Rodrigues, Termo de Cooperação Técnica que permitirá ao TCE de Minas utilizar o Sistema Informatizado de Contas Municipais desenvolvido pela Corte goiana. O SICOM vai facilitar o recebimento e agilizar a análise das contas dos órgãos municipais. Pelo instrumento firmado, os tribunais irão compartilhar conhecimentos no âmbito do controle externo e da tecnologia da informação. O termo foi assinado em solenidade no Plenário do TCM-GO com a presença do Procurador do Ministério Público junto ao TCEMG, Cláudio Couto Terrão. Além dos conselheiros, procuradores, auditores, diretores e servidores do TCM-GO, estiveram presentes também ao evento o Diretor de Informática do TCEMG, Armando de Jesus Grandioso e o Assessor de Comunicação Social Luiz Cláudio Mendes.
O Conselheiro Wanderley Ávila agradeceu ao Tribunal de Goiás, em nome do Presidente Walter Rodrigues e da Conselheira Relatora do Termo de Cooperação, Maria Teresa, e enfatizou que "todos os esforços serão empreendidos para que o TCEMG possa retribuir a cessão da tecnologia. O Presidente salientou o importante momento de transformação no Tribunal de Minas e enfatizou a qualidade dos servidores, tanto da corte mineira quanto da goiana. O Presidente acrescentou: "que depois de um intenso trabalho de pesquisa feito pela área técnica do Tribunal, está convencido de que "estamos importando o que há de melhor na área de fiscalização das contas municipais". Dentre os compromissos assumidos na assinatura do instrumento, estão a aproximação das Escolas de Contas e a capacitação mútua dos recursos humanos - segundo destacou o Diretor de Planejamento do TCM-GO, Marcos Borges.
O Sistema Informatizado de Contas Municipais será adequado às normas e procedimentos regulamentados para a fiscalização realizada pelo TCE em Minas. Qualquer implementação promovida pela Corte Mineira será compartilhada com o TCM de Goiás. O SICOM substituirá os atuais sistemas informatizados de prestação de contas anuais - SIACE-PCA e de recebimento dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal - SIACE-LRF. De acordo com o Diretor Informática do TCEMG, Armando Grandioso, "uma das principais vantagens será a de que o recebimento das informações e a análise dos dados das contas municipais serão realizados através de um único sistema, aumentando o ganho de produtividade e gerando a uniformização dos procedimentos". A partir da adoção do novo sistema, o Tribunal passa a ter o completo domínio das soluções de informática para a sua atividade de controle externo - acrescentou.